Agenda IB
Helena Coutinho Franco de Oliveira
Desenvolvemos investigações focadas no metabolismo de lipoproteínas plasmáticas e proteínas associadas em estados fisiopatológicos relevantes para o entendimento do processo de aterogênese e de distúrbios metabólicos tais como obesidade e diabetes. Estudamos a regulação hormonal, nutricional e farmacológica de proteínas chaves do metabolismo das lipoproteínas buscando esclarecer mecanismos celulares e moleculares responsáveis por distúrbios cardio-metabólicos, bem como desvendar possíveis alvos terapêuticos. O grupo tem feito contribuições para o entendimento da regulação da expressão da proteína de transferência de colesteril éster (CETP) e suas conseqüências sobre a suscetibilidade à aterosclerose, bem como investigado possíveis novas funções desta proteína (Oliveira HCF, Raposo HF. Adv Exp Med Biol. 2020). Conjuntamente com o Professor Aníbal Vercesi e seu grupo, revelaram que alterações da função bioenergética e estado redox mitocondrial são mecanismos celulares e bioquímicos altamente relevantes nas condições de hiperlipidemias que predispõe à aterosclerose (Oliveira HCF, Vercesi AE.Mol Aspects Med. 2020).
Clarisse Palma da Silva
Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado na mesma Universidade. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Kew Royal Botanic Gardens, Reino Unido. Atualmente sou professora da UNICAMP, no departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia, responsável pelo laboratório de Ecologia Evolutiva e Genômica de Plantas. As principais questões abordadas em minhas pesquisas são relativas à Biologia Evolutiva de grupos vegetais Neotropicais. Recentemente tem desenvolvido estudos nas áreas de biologia evolutiva, ecologia molecular, genética e genômica evolutiva, genética da especiação, evolução das barreiras de isolamento reprodutivo e especiação, filogenia e diversificação de plantas Neotropicais, genética da conservação, genética e genômica de populações, genômica e transcriptômica, filogeografia e biologia reprodutiva. Licença maternidade: 07/2016 a 12/2016
Maria Fernanda Calió
Atuo na área de Sistemática Vegetal, desenvolvendo estudos com Gentianaceae. Adicionalmente, tenho desenvolvido pesquisa para aprimoramento de práticas em ensino e aprendizagem de Biologia Vegetal.