O Instituto
O Instituto de Biologia da Unicamp é uma das três primeiras unidades de ensino, pesquisa e extensão criadas na Universidade, e desde o seu início teve o privilégio de contar com excelentes profissionais no seu quadro de servidores docentes e não docentes, sendo uma instituição respeitada dentro e fora do país.
Formado por cinco departamentos, Bioquímica e Biologia Tecidual (DBBT), Biologia Vegetal (DBV), Biologia Animal (DBA), Biologia Estrutural e Funcional (DBEF), e Genetica, Evolução, Microbiologia e Imunologia (DGEMI), o Instituto de Biologia é responsável pelos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura.
Sua pós-graduação abrange todas as grandes áreas das Ciências Biológicas: Biologia Celular e Estrutural, Biologia Funcional e Molecular, Biologia Vegetal, Ecologia, Genética e Biologia Molecular e Parasitologia, e seus objetivos visam a produção científica, tecnológica e cultural da formação de pesquisadores e profissionais de alto nível.
O Instituto ainda conta com quatro órgãos complementares: o Museu de Zoologia, Herbário UEC (possuindo a maior coleção de plantas da flora nacional, paulista em particular), a Biblioteca do IB (a maior biblioteca Setorial da Unicamp) e seu Laboratório de Microscopia Eletrônica.
Planejamento
Em 1992, o IB passou, pela primeira vez, junto às demais Faculdades e Institutos da UNICAMP, por um processo de Avaliação Institucional, que contou inclusive com a participação de Comissões Externas de Especialistas.
Nos anos 2000, foi realizado o seu primeiro Plano de Certificação, repensando a Unidade, propondo alterações em sua Estrutura Organizacional, de modo a torná-la mais ágil, moderna e preparada para enfrentar as mudanças que estão em curso, nesses novos tempos, nos campos do Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Biológicas. A potencialização e o aprimoramento no uso dos instrumentos disponíveis e a busca de maior eficiência em nosso desempenho, tornam-se necessárias em situações de dificuldades econômicas que atingem, nos dias de hoje, as universidades brasileiras em geral e as paulistas em particular.
A elaboração do Plano começou no mandato da Profa. Maria Luiza (1998 – 2002), como Diretora do IB, e foi concluída no início do mandato do Prof. Mohamed Habib (2002 – 2006).
Também nos anos 2000, a partir de uma demanda da Universidade, foi estudado e organizado o primeiro Plano Diretor do Instituto de Biologia - PEI 2000 - realizado durante a gestão da Profa. Maria Luiza Silveira Mello, seguidos de suas revisões periódicas realizadas em 2004, na gestão do Prof. Mohamed Habib, 2007, na gestão do Prof. Paulo Mazzafera e 2011 na gestão da Profa. Shirlei Maria Recco Pimentel. A incorporação do PLANES na rotina do Instituto de Biologia mostra não só o amadurecimento da instituição na área de ensino, pesquisa e extensão, mas no fortalecimento de sues conceitos e preocupação com sua gestão administrativa.
http://www.ib.unicamp.br/administrativo/planes
Evolução Histórica
(Texto: Profa. Maria Luiza/Prof. Mohamed Habib)
O relato da evolução histórica do IB apresentado a seguir baseou-se em um valioso estudo elaborado durante a gestão do Prof. Dr. Mohamed Habib, como Diretor do IB (1990 – 1994), que foi utilizado na época (1992) para fins de avaliação da Unidade, atualizado pela Profa. Maria Luiza Silveira Mello por ocasião da elaboração do primeiro Planejamento Estratégico do IB (2000).
Algumas inserções foram feitas a partir dos estudos da Linha do Tempo do Instituto realizado em 2007 na ocasião das comemorações dos 40 anos do IB, a Reforma Departamental.
Criação
A criação do Instituto de Biologia começou a ganhar corpo dentro da Universidade Estadual de Campinas no ano de 1966, em conseqüência dos trabalhos de uma Comissão Organizadora presidida pelo Professor Dr. Zeferino Vaz, e com a participação dos Professores Antônio Augusto Almeida e Paulo Gomes Romeo.
O trabalho daquela comissão culminou na proposta de criação dos Institutos Básicos e de várias Faculdades da Universidade Estadual de Campinas, inclusive do Instituto de Biologia.
Linha do tempo
1960 | |
1967 | - O Reitor Zeferino Vaz designa o Prof. Dr. Walter August Hadler para ser Coordenador do Instituto de Biologia (Ato do Reitor de 31 de janeiro de 1967). - A primeira tese defendida no IB, quando ainda não havia formalmente cursos de pós-graduação, foi a do Prof. Luiz Augusto Magalhães, no dia 05/04/1967, sob orientação do Prof. Wladimir Lobato Paraense. A tese era intitulada “Moluscos planorbídeos do Distrito Federal, Brasília”.
|
1968 | Iniciou-se planejamento para a instalação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, sob a coordenação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Negreiros de Paiva. A primeira turma do Curso de Ciências Biológicas ingressou na UNICAMP através do Vestibular realizado em 1970. Esses Departamentos foram organizados pelos Professores Walter August Hadler, Bernardo Beiguelman, Joao Baptista Parolari, Carlos E. .Negreiros de Paiva, Aldo Focesi Junior, Oswaldo Vital Brazil, Humberto de Araújo Rangel e Luiz Augusto Magalhães, respectivamente. |
1969 | - O Instituto de Biologia é a primeira unidade a ganhar espaço na Cidade Universitária. As cadeiras básicas do IB se mudam para o “Barracão” onde atualmente está instalada a Diretoria Geral de Administração (DGA) da Unicamp. - O Prof. Dr. Walter August Hadler, diretor do IB, informa ao Reitor Zeferino Vaz, a estrutura departamental do Instituto de Biologia, que ficou assim constituída, com suas respectivas chefias: - Instalada a Biblioteca do IB, sob a responsabilidade de Ernesto Manoel Zink*****. Funcionando provisoriamente no edifício ocupado atualmente pela administração, a Biblioteca do IB foi a primeira biblioteca da Unicamp e deu origem a atual Biblioteca Central. - Foi também no ano de 1969 que ocorreu a contratação dos novos docentes e auxiliares de ensino: Friedrich Gustav Brieger, Benedicto de Campos Vidal, Paulo Friedrich Bührnheim, Armando Mâncio de Camargo, Daria Repka, Fawzi Ahmad Moustafa Dawood, Léa Rodrigues, Luiz Yoshida, Marlene Tiduko Ueta, Moustafa Mohamed El Guindy, Renato Lion de Araújo, Tomiko Sekino, Décio Antonio de Almeida Costa e Walter Pinto Júnior.
Notas: * O Departamento de Anatomia surgiu em 1962, como integrante do Departamento de Morfologia, que abrangia também os Departamentos de Histologia e de Genética, na recém criada Faculdade de Ciências Médicas. Com a implantação do IB, o Departamento de Anatomia foi a ele vinculado. Em 1971, com a implantação de apenas 3 Departamentos, a Anatomia passou a ser um setor do Departamento de Zoologia, e a Histologia e Embriologia um setor do Departamento de Biologia Geral. ** O núcleo que viria ser o Departamento de Fisiologia e Biofísica foi criado em 1964, para ministrar Fisiologia Humana aos alunos da primeira turma da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas. *** O Departamento de Farmacologia, criado em 1964 para a Faculdade de Medicina, passou a integrar o IB no seu início, mas posteriormente voltou para a FCM. **** O Departamento de Genética Médica foi criado em 1963 para a Faculdade de Medicina. Foi o primeiro a mudar para o campus da Unicamp, em 1968, quando foram inauguradas as instalações do IB. Tornou-se um setor do Departamento de Biologia Geral em 1971 e, já em 1973, foi transferido para a Faculdade de Ciências Médicas como departamento. Permaneceu no IB o Departamento de Genética e Evolução, que incluía também as áreas de Geologia e de Paleontologia, hoje de responsabilidade do Instituto de Geociências. ***** Ernesto Manoel Zink, fundador e professor do curso de Biblioteconomia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, até hoje é homenageado pela prefeitura através da Biblioteca Pública Municipal de Campinas, que leva o seu nome. Faleceu em 1971. Outros Departamentos foram criados posteriormente para que se completasse a estrutura do IB e que se pudesse ministrar um Curso de Biologia. Assim, foram instalados os Departamentos: Botânica (que englobava os atuais Departamentos de Botânica e de Fisiologia Vegetal), Genética Geral e Zoologia. Os Professores indicados para a instalação desses Departamentos foram: Professor Ailton Brandão Joly, Professor Gustav F. Brieger e o Professor Paulo F. Buhrnheim, respectivamente. A partir de 1969, o Professor Walter August Hadler foi nomeado Diretor do Instituto de Biologia e o Curso de Graduação em Ciências Biológicas teve início em 1971. O reconhecimento do Curso de Biologia, foi solicitado em 1973 e efetivado pelo Conselho Estadual de Educação em 19/02/1975, tendo sido publicado no D.O. E. no dia 26/02/75. |
1970 | |
1970 | - Realizado o primeiro vestibular para o curso de graduação em Ciências Biológicas. |
1971 | - Iniciado o curso de graduação em Ciências Biológicas, diurno, licenciatura e bacharelado com duas modalidades, biológica e médica. - Iniciado o primeiro curso de pós-graduação no IB, com mestrado em Imunologia. O doutorado foi implantado em 1974. - O Prof. Dr. Friedrich Gustav Brieger, presidente da Comissão de Ensino, faz nova proposta de estrutura departamental, aprovada pelo Conselho Diretor da Unicamp no mesmo ano: |
1974 | - O IB ganha o espaço atual, à época com 14.000m2 de construção. - Foi fundado o Herbário, órgão ligado ao Departamento de Botânica, inicialmente graças à colaboração do Instituto de Botânica de São Paulo, que cedeu um lote de 60 latas para acondicionamento do material botânico. - Formatura da primeira turma de graduação em Ciências Biológicas. - A primeira tese de mestrado defendida na pós-graduação do IB foi da Julia Keiko Sakurada, sob orientação do Prof. Humberto de Araújo Rangel, no dia 21/06/1974 pelo curso de Imunologia. A tese foi intitulada “Estudo do sítio de ativação do complemento na molécula de IgG de coelho”. |
1975 | - Cada setor tornou-se um departamento, menos os setores de Anatomia e de Histologia e Embriologia, que foram reunidos em um mesmo departamento, o de Morfologia, e o de Genética Médica, que foi transferido em 1973 para a Faculdade de Ciências Médicas, como departamento. O IB ficou constituído por 10 Departamentos com as seguintes chefias: - O curso de graduação em Ciências Biológicas (licenciatura plena em Ciências Biológicas e bacharelado em Ciências Biológicas/modalidade médica) é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (Decreto 76.547, 04.11.1975). - Implantados os cursos de pós-graduação em: - É criado o Centro de Microscopia Eletrônica do Instituto de Biologia, a partir do Laboratório de Microscopia Eletrônica do Departamento de Histologia e Embriologia. |
1976 | - Implantado o curso de pós-graduação em Ecologia, Mestrado. Em 1981 foi implantado o doutorado. |
1977 | - Implantado o curso de pós-graduação em Biologia Vegetal, com Mestrado e Doutorado, organizado pelo Departamento de Botânica, juntamente com os Departamentos de Fisiologia Vegetal e de Genética e Evolução. Esse curso foi credenciamento em 1981. |
1978 | - A primeira tese de doutorado defendida pela pós-graduação do IB foi a do Antonio Carlos Corsini, no dia 20/12/1978 pelo Curso de Imunologia, sob orientação do Prof. Luiz Sebastião Prigenzi. A tese foi intitulada “Células de atividade supressora e exaustão do potencial B e T: dois fenômenos relacionados com a imunodepressão na infecção do camundongo pelo Trypanosoma (Trypanozoon) brucei brucei Plimmer & Bradford 1889”. |
1979 | - O Herbário obteve seu reconhecimento em nível internacional através da inscrição, com a sigla UEC, no Index Herbariorum, uma publicação organizada pela “International Association for Plant Taxonomy (IAPAT)”. - Eleitos os primeiros chefes de Departamento e a primeira representação docente e discente para a congregação. |
1980 | |
1980 | - No dia 15 de fevereiro foi instalada a primeira reunião da Congregação do Instituto de Biologia. - A Câmara Curricular manifesta-se favorável ao desdobramento do Depto. de Morfologia para constituir os Departamentos de Anatomia e de Histologia e Embriologia. O IB passa a ser constituído por 11 departamentos: Anatomia; Biologia Celular; Bioquímica; Genética e Evolução; Fisiologia e Biofísica; Fisiologia Vegetal; Histologia e Embriologia; Microbiologia e Imunologia; Morfologia e Sistemática Vegetais (“Botânica” a partir de 1999); Parasitologia; Zoologia. - É credenciado o primeiro curso de pós-graduação do IB, Imunologia - mestrado e doutorado, pelo Conselho Federal de Educação (CFE). - Extinto o curso de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular e duas de suas áreas se constituem em novos cursos: Biologia Celular, com mestrado. O doutorado foi implantado em 1994. |
1982 | - A partir de 1982 o cargo de Diretor do Instituto de Biologia começou a ser preenchido através de processos de consulta à comunidade e posterior nomeação pelo Reitor da Universidade. Assim, os seguintes professores assumiram o cargo de direção da Unidade: - Assume a direção do IB o Prof. Dr. Crodowaldo Pavan e o diretor associado Prof. Dr. Antonio Celso Novaes Magalhães (1982-1986). Foi o primeiro diretor escolhido pelo reitor a partir de uma lista estabelecida por processo de consulta à comunidade, com mandato de 4 anos. |
1985 | - Implantado o curso pós-graduação de em Bioquímica, mestrado. O doutorado foi implantado em 1990. |
1986 | - Assume a direção do IB o Prof. Dr. Antonio Celso Novaes Magalhães e a diretora associada Profa. Dra. Nilce Correa Meirelles, para o período 1986-1990. |
1988 | - Implantado o curso de pós-graduação em Parasitologia, mestrado e doutorado. |
1989 | - Reformulado o currículo do curso de graduação em Ciências Biológicas e o bacharelado passa a ter três modalidades: ambiental, molecular e médica. - O Biotério Central, órgão complementar da unidade, é desligado do IB e passa a se chamar Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório (CEMIB), vinculado à reitoria. |
1990 | |
1990 | - Assume a direção do IB o Prof. Dr. Mohamed Habib e o diretor associado Prof. Dr. Benedito de Oliveira Filho, para o período 1990-1994. |
1992 | - Criado o Museu de História Natural como órgão complementar do IB, aberto às atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviços nas áreas de Ciências Naturais. - O IB, junto às demais Faculdades e Institutos da Unicamp, passa pela primeira vez por um processo de Avaliação Institucional, que contou com a participação de comissões externas de especialistas. |
1993 | - Implantado o curso de pós-graduação em Microbiologia, mestrado. - Implantado o curso de graduação em Ciências Biológicas, licenciatura, no período noturno. - Ocorreu a Primeira Semana de Biologia que a partir de 1996 foi ampliada e passou a ser denominada Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia |
1994 | - Assume a direção do Instituto de Biologia o Prof. Dr. Arício Xavier Linhares e o diretor associado Prof. Dr. Antonio Carlos Boschero, para o período 1994-1998. |
1995 | - Implantado o curso de pós-graduação em Morfologia, mestrado. |
1996 | - Criada Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/IB-Unicamp), em atendimento a Lei Nacional de Biossegurança (Lei no 8974/95), com o objetivo de zelar internamente pelas normas que regem a manipulação de organismos geneticamente modificados (OGMs). O Prof. Dr. Wanderley Dias da Silveira foi o seu primeiro presidente. |
1997 | - O Centro de Microscopia Eletrônica do IB passa a ser denominado Laboratório de Microscopia Eletrônica – LME, conforme estabelecido pelo Regimento Interno do IB, revisado e publicado nesse ano. - O Museu de História Natural passa a ser chamado Museu de História Natural "Prof. Adão José Cardoso". |
1998 | - Assume a direção do Instituto de Biologia a Profa. Dra. Maria Luiza Silveira Mello e o diretor associado Prof Dr. Otávio Henrique de Oliveira Pavan, para o período 1998-2002. - Criada a Comissão de Ética na Experimentação Animal (CEEA/IB Unicamp), com a finalidade analisar protocolos de experimentação de ensino e pesquisa que envolva o uso de animais de todas as unidades universitárias. A Profa. Dra. Alba R. M. Souza Brito foi a sua primeira coordenadora. Nota: Atualmente é chamada de CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais. |
1999-2000 | - A reformulação dos cursos de pós-graduação da Unidade, em 1999, levou à redução do número de Programas de 10 para 6, ficando assim constituída a 2002pós-graduação no IB a partir de 2000: - Criada a Empresa Júnior do Instituto de Biologia, a Alphabio Consultoria e Projetos em Ciências Biológicas |
2000 | |
2002 | - Realizado pela primeira vez o Planejamento Estratégico Institucional do IB – Plano Diretor(PEI), cuja elaboração iniciou em 2001. - Assume a direção do Instituto de Biologia pela segunda vez o Prof. Dr. Mohamed Habib, tendo como diretor associado o Prof. Dr. Louis Bernard Klaczko. O Prof. Mohamed deixou o cargo em maio de 2005, para assumir a Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. - Extinta a modalidade médica do curso de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado). - Criada a Comissão de Extensão do IB. Até então, as atividades de extensão eram coordenadas pelo diretor associado do Instituto. O Prof. Dr. Octávio Henrique de Oliveira Pavan foi o primeiro coordenador de extensão do IB. |
2003 | - Realizada a primeira Certificação da Unidade (Delib.CAD 155/2003)
|
2004 | - Implantado o curso de graduação em Farmácia, com responsabilidade compartilhada entre o IB, a Faculdade de Ciências Médicas e o Instituto de Química. - Realizada revisão do PLANES – Planejamento Estratégico do IB |
2005 | - Com a saída do Prof. Mohamed para assumir a Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, assume a direção do IB o Prof. Dr. Louis Bernard Klaczko e o diretor associado o Prof. Dr. João Vasconcellos Neto, para o período 2005-2006.
|
2006 | - Assume a direção do IB o Prof. Dr. Paulo Mazzafera e a diretora associada Profa. Dra. Shirlei M. Recco Pimentel, para o período 2006-2010. - Criada a Comissão interna de Resíduos Químicos, Biológicos e Radioativos. O Prof. Dr. Everardo Magalhães Carneiro foi seu primeiro presidente. |
2007 | - Comemorado os 40 anos do Instituto de Biologia. - O Museu de História Natural da UNICAMP é reestruturado e modernizado passando a chamar-se Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas “Prof. Adão José Cardoso”. |
2008 | - Aprovado em novembro o novo Regimento do IB pelo Conselho Universitário da Unicamp em 25 de novembro de 2008, contemplando a reestruturação departamental. - O Museu de História Natural "Prof. Adão José Cardoso" passa a ser denominado Museu de Zoologia "Prof. Adão José Cardoso" |
2009 | - Um novo ciclo, que teve início no final de 2006, foi completado - a Reforma Departamental e em Abril de 2009 o IB passou a funcionar com nova estrutura departamental, constituída de sete departamentos: - Inaugurada nova sede para o Centro Acadêmico da Biologia (CAB). - Criados dois novos setores: Secretaria Centralizada dos Departamentos e Apoio Acadêmico. - Finalização da instalação das antenas da rede sem fio. - Início das atividades para a Avaliação Institucional 2004-2008. - O Museu de Zoologia teve a reforma de suas salas finalizadas para atender atividades de extensão e melhor adequação das coleções, além da inauguração da exposição permanente “Biodiversidade Animal: estilos de vida”, atividade de extensão voltada ao ensino de Zoologia. - Nova infraestrutura: cantina do IB, reformas nas salas de aula, laboratórios, banheiros e telhado do IB entrou em completa reforma, substituindo um sistema de calhas inadequado por vedação com manta plástica. - Início das obras do Laboratório de Biopatógenos e Laboratório da Dor com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e BETACEL (Diabetes) com recursos da FINEP. |
2010 | |
2010 | - O Instituto passou a ter seis Departamentos com a fusão do Departamento de Microbiologia e Imunologia com o Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes: - Assume a Diretoria do Instituto de Biologia a Profa. Dra. Shirlei Maria Recco-Pimentel e o diretor associado Prof. Dr. Flávio Antonio Mäes dos Santos, para o período 2010-2014. - O Herbário UEC passa à categoria de Órgão Complementar do IB. - Implantação do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos. - Reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia que passou a chamar Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal. |
2011 | - Realização da décima edição do CAEB – Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia. - Inauguração das novas instalações da Biblioteca do IB. - O IB recebeu o Prêmio Inventores Unicamp da 4a edição do Prêmio INOVA, por ter sido a Unidade com maior número de patentes em 2010, quando foi responsável por 10 dos 51 pedidos de patentes realizados pela Unicamp. - Realização da primeira edição do Prêmio PAEPE que teve como vencedor o projeto Rede sem Fio do IB. - Implantado o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos (área de farmácia). - Reestruturado o Programa de Pós-Graduação em Parasitologia, com o nome de Biologia Animal, incluindo duas áreas de concentração: "Relações Antrópicas, Meio Ambiente e Parasitologia" e "Biodiversidade animal". - Realizada revisão do Planejamento Estratégico do IB para o período 2011-2015. |
2012 | - Comemorado os 45 anos do Instituto de Biologia. |
2013 | - Criada a Secretaria de Apoio Institucional do IB (SAIP-IB). - Criada e implantada a Coordenadoria de Ações Internacionais do IB (CAIn-IB). - Inaugurado o prédio dos Laboratórios de Doenças Tropicais e de Estudos da Dor. - A Comissão interna de Resíduos Químicos, Biológicos e Radioativos passou a se chamar Comissão de Gestão Ambiental. - Realizado o XI CAEB – Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia. - Realizada nova Certificação da Unidade (Delib. CAD-084/2013) |
2014 | - O Instituto passou a ter cinco Departamentos com a fusão do Departamento de Bioquímica com o Departamento de Histologia e Embriologia: - Os Programas de Pós-Graduação receberam, na avaliação CAPES do triênio 2011-2013, os conceitos: - Assume a direção do IB o Prof. Dr. Alexandre Rodrigues de Oliveira e o diretor associado Prof. Dr. Marcelo Brochi, para o período 2014-2018. - Realizada a Avaliação Institucional do IB, do período 2009-2013. |
2015 | - Realizado o XII CAEB – Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia. - O IB deixa de ser corresponsável pelo curso de graduação em Farmácia, a partir de julho desse ano, com a criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. - Inauguração do Prédio OCRC – Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades – 18/12/2015 |
2016 | - Inauguração das Novas Instalações da Secretaria de Graduação do IB 16/12/2016 |
2017 | - Inauguração Data Center Container (CDC) IB. - Criação do curso Mestrado Profissional de Ensino em Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) (maio) - Comemorações IB 50 anos realizadas em junho de 2017 - Realizado o XIII CAEB – Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia |
2018 | - Inauguração - Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve) do IB-Unicamp, que tem nível 3 de biossegurança (NB3) . - Ampliação do Prédio da Pós-graduação do Instituto de Biologia (21/09/2018) - Assume a direção do IB o Prof. Dr. André Victor Lucci Freitas e o diretor associado Prof. Dr. Everardo Magalhães Carneiro, para o período 2018-2022 |
2019 | - Realizado o XIV CAEB – Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia - Realizada a Avaliação Institucional do IB, do período de 2014-2018 - Reforma do biotério de transgênicos |
2020 | |
2020 | - Inauguração nova sala CIEGIB - O curso de Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos (BTPB) foi extinto da pós-graduação do IB devido à fusão com o curso da Faculdade de Ciências Farmacêuticas |
2021 | - Realizada a revisão do Planejamento Estratégico do IB para o período 2021-2025 - Realizado o XV CAEB – Congresso Aberto dos Estudantes de Biologia (on line) |
2022 | - Aprovada a fusão dos Programas de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural (BCE) e de Biologia Funcional e Molecular (BFM), denominados conjuntamente de Biologia Molecular e Morfofuncional (BMM) - Inauguração do Museu de Diversidade Biológica (MDBio) - Inauguração do Laboratório de Virologia e Biotecnologia Aplicada NB-2 e NB-3 - Assume a direção do IB o Prof. Dr. Hernandes Faustino de Carvalho e o diretor associado Prof. Dr. Alessandro dos Santos Farias, para o período 2022-2026 |
Obs: Essas informações foram compiladas e organizadas por Shirlei M. Recco Pimentel e Maria de Fátima Alonso de Sousa, tendo, em parte, como fontes: Arquivos do SIARQ (Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp), Arquivos do Jornal da Unicamp - Assessoria de Imprensa da Unicamp, Documentos diversos do Arquivo do IB, Histórico apresentado no 1o. Relatório de Avaliação Externa do IB, elaborado pela Profa. Maria Luiza Silveira Mello e pelo Prof. Mohamed Habib, informações pessoais, em especial do Prof. Dr. Luiz Augusto Magalhães.