Agenda IB

Danilo Ciccone Miguel
Meu principal interesse em pesquisa básica está focado na compreensão de mecanismos que permitem com que protozoários do gênero Leishmania sobrevivam no ambiente intracelular. Em nosso laboratório, também estudamos a eficácia de vários compostos visando à descoberta ou reposicionamento de medicamentos para o tratamento das leishmanioses.
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2021/06/16/qual-e-o-impacto-…

Carla Beatriz Collares Buzato
Nosso grupo desenvolve pesquisas com foco no estudo das interações célula-célula e célula-matriz mediadas pelas junções celulares e o seu papel na homeostasia tecidual, particularmente do tecido epitelial. As principais linhas de pesquisa atuais do grupo são: 1) entender os mecanismos de regulação das junções intercelulares em modelos in vivo e in vitro, 2) investigar a importância do contato célula-célula mediado pelas junções intercelulares no processo de maturação e disfunção das células beta pancreáticas durante o desenvolvimento e no contexto da diabetes melito tipo 2 (DMT2), e 3) estudar o papel da barreira epitelial intestinal mediada pela junção de oclusão na patogênese da DMT2 e sua regulação pela microbiota e por ácidos graxos de cadeia curta. Utilizamos no laboratório uma abordagem multidisciplinar que integra biologia tecidual e funcional, microscopia (de luz, eletrônico de transmissão e de varredura, confocal a laser) eletrofisiologia, fisiologia do transporte intercelular/transepitelial e biologia molecular (Western Blot e Real-Time PCR) para definir fundamentos da estrutura e função das junções celulares e entender os mecanismos de regulação dessas estruturas em modelos in vivo e in vitro. O desenvolvimento dessa linha de pesquisa pode contribuir para o nosso entendimento da função fisiopatológica das junções e dar subsídio a pesquisas que visem determinar formas e vias de regulação dessas especializações de membrana com possível aplicação no tratamento de determinadas doenças associadas à sua disfunção. (Grupo CNPq, Comunicação e Adesão Celular).

Eneida de Paula
Atua nas áreas de: 1) Farmacologia Bioquímica e Nanotecnologia Farmacêutica, no preparo e caracterização de sistemas de liberação sustentada de fármacos (drug-delivery) como: ciclodextrinas, lipossomos e carregadores lipídicos nanoestruturados; 2) Bioquímica e Biofísica, no estudo da interação de anfifílicos com sistemas bioiomiméticos através de técnicas espectroscópicas como ressonância magnética, fluorescência e absorcão UV-Vis. estuda a interação de fármacos (anestésicos locais, antiinflamatórios, antiparasitários, antineoplásicos) e detergentes com biomembranas e sistemas bioiomiméticos, através de técnicas espectroscópicas (como ressonância magnética, fluorescência, absorcão UV-Vis e infravermelho), eletroforese de proteínas, western blotting, cromatografia (líquida e de camada delgada), microscopias eletrônicas, calorimetria diferencial de varredura e espalhamento de luz quase-elástico, espalhamento de luz dinâmico (DLS) e análise de rastreamento de nanopartículas (NTA).