Pular para o conteúdo principal

MDBio e Museu Catavento apresentam exposições temporárias sobre evolução humana

O Museu de Diversidade Biológica (MDBio), do Instituto de Biologia da UNICAMP, recebe até março de 2026 duas exposições temporárias do Museu Catavento de São Paulo: “Do Macaco ao Homem”“Invasão Hominínia”. As mostras convidam o público a refletir sobre a origem, a evolução e a expansão dos hominínios, unindo ciência, educação e divulgação científica em uma experiência acessível e instigante.

As exposições contam com curadoria do professor Walter Neves, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e conduz os visitantes por uma linha do tempo da evolução humana. A narrativa mostra réplicas dos fósseis dos primeiros ancestrais bípedes, que viveram há cerca de 7 milhões de anos, e segue até o surgimento do Homo sapiens, por volta de 200 mil anos atrás.

Organizada em núcleos temáticos, as exposições abordam transformações fundamentais da nossa linhagem, como a evolução da locomoção, mudanças na forma do crânio e da face, o crescimento do cérebro e o desenvolvimento tecnológico associado à produção de ferramentas de pedra lascada. Ao longo do percurso, o público compreende como os seres humanos se inserem no reino animal, compartilhando características com outros vertebrados, mamíferos e primatas, ao mesmo tempo em que se diferenciam de parentes próximos, como os chimpanzés.

Complementando essa narrativa, as exposições também mostram a ocupação do planeta pelos diferentes grupos de hominínios ao longo do tempo. A mostra destaca adaptações a ambientes variados e os desafios enfrentados por nossos ancestrais durante a expansão para diferentes continentes, reforçando o caráter dinâmico e diverso da história evolutiva humana.

Além das exposições temporárias, o público poderá visitar a exposição permanente do MDBio: Biodiversidade Animal: estilos de vida, que apresenta a biodiversidade brasileira e mundial por meio de exemplares zoológicos, painéis explicativos e recursos educativos. Essa exposição oferece uma visão integrada da diversidade da vida, dialogando diretamente com os temas evolutivos abordados nas mostras do Catavento.

 

Visitação

O MDBio contará com datas de visitação livre:

  • 15/jan, 12/fev e 12/mar, das 14h às 17h

  • 29/jan, 26/fev e 26/mar, das 09h às 12h

O MDBio também oferece visitas monitoradas mediante agendamento. Agende uma visita!

 

A parceria entre o Museu Catavento e o MDBio/Unicamp reforça o compromisso das instituições com a democratização do acesso ao conhecimento científico e cultural, e amplia o alcance da educação em ciência, promove o diálogo com diferentes públicos e estimula a curiosidade sobre a história natural e a trajetória da espécie humana.

 

Serviço

Exposições: Do Macaco ao HomemInvasão Hominínia (Museu Catavento) e Biodiversidade Animal: estilos de vida
Local: Museu de Diversidade Biológica (MDBio) – Unicamp
Período: até 26 de março de 2026
Visitação livre: conforme datas e horários divulgados
Visitas monitoradas: mediante agendamento


Para mais informações e agendamentos, consulte os canais oficiais do MDBio/Unicamp:

Email:mdbio@unicamp.br

Instagram: @mdbiounicamp

Telefone: (19) 3521-6385