Agenda IB
Silmara Marques Allegretti
Trabalhamos com 3 linhas principais de pesquisa na área de doenças parasitárias provocadas por helmintos (ênfase em Schistosoma mansoni, Strongyloides stercoralis e Angiostrongylus cantonensis e os seus vetores) :
-Pesquisa de novos fármacos para tratamento de helmintíases;
-Estudos de doenças parasitárias de animais silvestres e domésticos;
-Estudos de proteômica de helmintos e/ou seus vetores.
Luciana Bolsoni Lourenço
Nosso interesse é combinar análises citogenéticas e genômicas a inferências filogenéticas e filogeográficas no estudo da evolução cariotípica em anuros.
Sílvio Roberto Consonni
O objetivo principal do nosso laboratório é reconhecer os efeitos da multiparidade e do envelhecimento nas células e na matriz extracelular durante a recuperação pós-parto no canal do parto (sínfise púbica, colo uterino e vagina) em camundongos. Temos um interesse particular em entender como o número de partos e o envelhecimento têm um efeito significativo na homeostase dos tecidos, o que pode nos ajudar a entender a fisiopatologia do prolapso de órgãos pélvicos, incontinência urinária e prematuridade. Nós nos concentramos no tecido conjuntivo - um importante local de sinalização celular, molecular e hormonal - e perguntamos como esse tecido responde (ou não) às mudanças durante e após a primeira e a gravidez múltipla. Por meio de ensaios morfológicos, bioquímicos e moleculares, identificamos que os processos de recuperação são regulados por células e moléculas no canal de parto e multiparidade e o envelhecimento os levou a não se recuperar na matriz reprodutiva de camundongos.