Agenda IB
Fabio Papes
O laboratório do Prof. Dr. Fabio Papes possui duas principais linhas de investigação:
(a) Estudo molecular do Sistema Olfativo:
Neste projeto, o laboratório pretende compreender as bases moleculares do sistema sensorial mais primitivo encontrado em animais, o Sistema Olfativo, utilizando camundongos como animais-modelo e ferramentas de Biologia Molecular. Através de experimentos de manipulação genética (transgenia animal, optogenética, quimiogenética e tracejamento neuronal), o laboratório busca compreender como odores são detectados pelos dois órgãos sensoriais olfativos (epitélio olfativo principal e órgão vomeronasal), como a informação olfativa é transferida para as regiões olfativas do cérebro e como respostas comportamentais são geradas frente aos estímulos químicos. Em especial, o laboratório estuda comportamentos maternal e paternal, além de comportamentos defensivos e sexuais. O time realizou a publicação de inúmeros artigos científicos em periódicos de excelente impacto e possui várias colaborações em pesquisa com instituições no Brasil e no exterior.
(b) Estudo neurobiológico de doenças neurológicas e neuropsiquiátricas:
O laboratório do Prof. Fabio Papes estuda doenças do espectro autista, buscando compreender a patofisiologia dessas enfermidades, suas bases genéticas e seus mecanismos moleculares, com vistas ao desenvolvimento de estratégias terapêuticas farmacológicas e genéticas. Através do emprego de modelos celulares in vitro, especialmente aqueles derivados de pacientes, o laboratório emprega métodos de Biologia Molecular para estudar o autismo e seus processos celulares.
O Prof. Fabio Papes é um dos docentes no Laboratório de Genômica e Bioenergia (LGE) e do Centro de Química Medicinal (CQMED) da UNICAMP.
Fabio Trindade Maranhão Costa
Desenvolve pesquisa translacional em doenças tropicais, com ênfase no entendimento de aspectos imunopatológicos da Malária, bem como na descoberta de novas drogas.
Silmara Marques Allegretti
Trabalhamos com 3 linhas principais de pesquisa na área de doenças parasitárias provocadas por helmintos (ênfase em Schistosoma mansoni, Strongyloides stercoralis e Angiostrongylus cantonensis e os seus vetores) :
-Pesquisa de novos fármacos para tratamento de helmintíases;
-Estudos de doenças parasitárias de animais silvestres e domésticos;
-Estudos de proteômica de helmintos e/ou seus vetores.