Pular para o conteúdo principal
Está entre os melhores cursos de Ciências Biológicas do país. Nota máxima no Enade e cursos 5 estrelas pelo Guia Quero Educação
Nossos programas de pós-graduação contam com docentes de reconhecimento nacional e internacional em suas áreas de pesquisa, e oferecem cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional
Com pesquisas publicadas nas melhores revistas, nossos pesquisadores tem colaborado efetivamente com o desenvolvimento das ciências biológicas.
Conheça nossos cursos de extensão e serviços oferecidos por nossos laboratórios e pesquisadores.

Docente
Sandra Maria Carmello-Guerreiro

Atua na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia de partes vegetativas e reprodutivas.

Docente
Fabio Papes

O laboratório do Prof. Dr. Fabio Papes possui duas principais linhas de investigação:
(a) Estudo molecular do Sistema Olfativo:
Neste projeto, o laboratório pretende compreender as bases moleculares do sistema sensorial mais primitivo encontrado em animais, o Sistema Olfativo, utilizando camundongos como animais-modelo e ferramentas de Biologia Molecular. Através de experimentos de manipulação genética (transgenia animal, optogenética, quimiogenética e tracejamento neuronal), o laboratório busca compreender como odores são detectados pelos dois órgãos sensoriais olfativos (epitélio olfativo principal e órgão vomeronasal), como a informação olfativa é transferida para as regiões olfativas do cérebro e como respostas comportamentais são geradas frente aos estímulos químicos. Em especial, o laboratório estuda comportamentos maternal e paternal, além de comportamentos defensivos e sexuais. O time realizou a publicação de inúmeros artigos científicos em periódicos de excelente impacto e possui várias colaborações em pesquisa com instituições no Brasil e no exterior.
(b) Estudo neurobiológico de doenças neurológicas e neuropsiquiátricas:
O laboratório do Prof. Fabio Papes estuda doenças do espectro autista, buscando compreender a patofisiologia dessas enfermidades, suas bases genéticas e seus mecanismos moleculares, com vistas ao desenvolvimento de estratégias terapêuticas farmacológicas e genéticas. Através do emprego de modelos celulares in vitro, especialmente aqueles derivados de pacientes, o laboratório emprega métodos de Biologia Molecular para estudar o autismo e seus processos celulares.

O Prof. Fabio Papes é um dos docentes no Laboratório de Genômica e Bioenergia (LGE) e do Centro de Química Medicinal (CQMED) da UNICAMP.

Docente
Maria Fernanda Calió

Atuo na área de Sistemática Vegetal, desenvolvendo estudos com Gentianaceae. Adicionalmente, tenho desenvolvido pesquisa para aprimoramento de práticas em ensino e aprendizagem de Biologia Vegetal.