Sandra Maria Carmello-Guerreiro

Atua na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia de partes vegetativas e reprodutivas.

Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes

O Laboratório de Nutrição e Câncer do IB/UNICAMP estuda os principais mecanismos dos efeitos metabólicos e moleculares do desenvolvimento do estado caquético em função do crescimento tumoral. O Laboratório está engajado no desenvolvimento e estudo dos mecanismos bioquímicos, moleculares e omicos envolvidos no metabolismo proteico, de carboidratos e de lipídeos do hospedeiro, utilizando as ferramentas atuais de biologia molecular, metabolômica e proteômica, avaliando a inter-relação entre os organismos materno e fetal, do organismo em crescimento, do organismo senil e submetido ao exercício físico, focando os tecidos musculares, hepático, tecidos fetais e placentário, em animais portadores de tumor de Walker e portadores de adenocarcinoma de cólon MAC16. Alem disso, também estuda os mecanismos moleculares, bioquímicos, metabolomicos e proteomicos envolvidos no metabolismo proteico, de carboidratos e de lipídeos em modelo in vitro.

Anete Pereira de Souza

Minha principal área de pesquisa é o estudo da diversidade genética em diferentes sistemas biológicos, seu uso e aplicações no melhoramento de plantas, conservação de espécies silvestres e novos alvos biotecnológicos em fungos para degradação de biomassa. Esses estudos têm sido realizados principalmente por meio de abordagens de biologia molecular, análises genéticas e genômicas, biotecnologia, biologia computacional, bioinformática e ferramentas de genética estatística.