31
jan
2022

Murilo Vieira Geraldo

Investiga a influência de RNAs não codificantes, principalmente microRNAs e RNAs longos não codificantes na modulação de vias de sinalização e sua contribuição para patologias humanas como o câncer e a infertilidade, por meio da combinação de plataformas de análise da expressão gênica em larga escala, ferramentas computacionais e análises funcionais in vitro e in vivo.

Helena Coutinho Franco de Oliveira

Desenvolvemos investigações focadas no metabolismo de lipoproteínas plasmáticas e proteínas associadas em estados fisiopatológicos relevantes para o entendimento do processo de aterogênese e de distúrbios metabólicos tais como obesidade e diabetes. Estudamos a regulação hormonal, nutricional e farmacológica de proteínas chaves do metabolismo das lipoproteínas buscando esclarecer mecanismos celulares e moleculares responsáveis por distúrbios cardio-metabólicos, bem como desvendar possíveis alvos terapêuticos. O grupo tem feito contribuições para o entendimento da regulação da expressão da proteína de transferência de colesteril éster (CETP) e suas conseqüências sobre a suscetibilidade à aterosclerose, bem como investigado possíveis novas funções desta proteína (Oliveira HCF, Raposo HF. Adv Exp Med Biol. 2020). Conjuntamente com o Professor Aníbal Vercesi e seu grupo, revelaram que alterações da função bioenergética e estado redox mitocondrial são mecanismos celulares e bioquímicos altamente relevantes nas condições de hiperlipidemias que predispõe à aterosclerose (Oliveira HCF, Vercesi AE.Mol Aspects Med. 2020).

Danilo Ciccone Miguel

Meu principal interesse em pesquisa básica está focado na compreensão de mecanismos que permitem com que protozoários do gênero Leishmania sobrevivam no ambiente intracelular. Em nosso laboratório, também estudamos a eficácia de vários compostos visando à descoberta ou reposicionamento de medicamentos para o tratamento das leishmanioses.

https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2021/06/16/qual-e-o-impacto-…