Pular para o conteúdo principal
Docente
Cristina Elisa Alvarez Martinez

O laboratório tem como principal foco o estudo de sistemas de secreção de proteínas por bactérias patogênicas para plantas (Xanthomonas sp.) e animais (Stenotrophomonas sp. e Acinetobacter sp.).
Estes sistemas de secreção são "seringas moleculares" que injetam proteínas de interesse em células-alvo ou para o meio externo. As proteínas secretadas são tóxicas para seus alvos, promovendo morte de outras bactérias ou manipulando células eucarióticas.
Nosso grupo também esta envolvido no estudos de reguladores transcricionais nas bactérias Xanthomonas sp e Stenotrophomonas sp. Nesta linha de pesquisa, buscamos desvendar o papel de famílias importantes de reguladores na resposta das bactérias a variações no ambiente (presença de predadores, hospedeiro, entre outros).
Para isso, usamos ferramentas de biologia molecular, genética, bioquímica e microbiologia.
O laboratório tem vagas para estudantes de pós-graduação com curiosidade e motivação.

Docente
Silmara Marques Allegretti

Trabalhamos com 3 linhas principais de pesquisa na área de doenças parasitárias provocadas por helmintos (ênfase em Schistosoma mansoni, Strongyloides stercoralis e Angiostrongylus cantonensis e os seus vetores) :
-Pesquisa de novos fármacos para tratamento de helmintíases;
-Estudos de doenças parasitárias de animais silvestres e domésticos;
-Estudos de proteômica de helmintos e/ou seus vetores.

Docente
Andre Rinaldo Senna Garraffoni

Nossa pesquisa tem como objetivo estudar táxons zoológicos, como Gastrotricha, Tardigrada, Kinorhyncha e Rotifera (também conhecidos como taxa protostômio menos conhecidos) para melhor compreender os distintos aspectos evolutivos e biogeográficos desses organismos da meiofauna de água doce e marinha. Nossa ideia é integrar as distintas dimensões da biodiversidade da meiofauna - genética, função e filogenia - com base em uma ampla estrutura que nos permite explorar taxonomia, biogeografia, biologia molecular e história evolutiva