Agenda IB
30 Jan 2025
Danilo Ciccone Miguel
Meu principal interesse em pesquisa básica está focado na compreensão de mecanismos que permitem com que protozoários do gênero Leishmania sobrevivam no ambiente intracelular. Em nosso laboratório, também estudamos a eficácia de vários compostos visando à descoberta ou reposicionamento de medicamentos para o tratamento das leishmanioses.
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2021/06/16/qual-e-o-impacto-…
Eneida de Paula
Atua nas áreas de: 1) Farmacologia Bioquímica e Nanotecnologia Farmacêutica, no preparo e caracterização de sistemas de liberação sustentada de fármacos (drug-delivery) como: ciclodextrinas, lipossomos e carregadores lipídicos nanoestruturados; 2) Bioquímica e Biofísica, no estudo da interação de anfifílicos com sistemas bioiomiméticos através de técnicas espectroscópicas como ressonância magnética, fluorescência e absorcão UV-Vis. estuda a interação de fármacos (anestésicos locais, antiinflamatórios, antiparasitários, antineoplásicos) e detergentes com biomembranas e sistemas bioiomiméticos, através de técnicas espectroscópicas (como ressonância magnética, fluorescência, absorcão UV-Vis e infravermelho), eletroforese de proteínas, western blotting, cromatografia (líquida e de camada delgada), microscopias eletrônicas, calorimetria diferencial de varredura e espalhamento de luz quase-elástico, espalhamento de luz dinâmico (DLS) e análise de rastreamento de nanopartículas (NTA).
Dora Maria Grassi Kassisse
O Laboratório de Estudos do Estresse (LABEEST) estuda a resposta ao estresse quantificando marcadores do estresse bem como seu efeito sobre as respostas cardíaca e metabólica em modelos animais.