Genética Animal e Evolução: Nessa área, atuam docentes envolvidos com Genética e Biologia molecular em modelos animais, Genética de populações e Evolução. Por exemplo, nesta área atuam docentes com linhas de pesquisa em neurociências, biologia de sistemas, biologia de células-tronco, e genética de populações e biologia evolutiva. Docentes da área.
Genética de Microrganismos: Dentre os principais modelos experimentais da genética destacam-se os microrganismos. Alguns deles têm inclusive importância econômica, devido a sua relação com pragas de plantas, com elemento essencial na fermentação (produção de álcool) e na produção de antibióticos. Docentes da área.
Genética Vegetal e Melhoramento: Dentre as principais pesquisas desta área destaca-se a engenharia genética e a biotecnologia vegetal. O processo de elucidação do genoma de diversas plantas, como o da cana-de-açúcar, podem auxiliar na identificação de milhares de genes do organismo que podem ter relação com a resistência a pragas e adaptação a diversos ambientes. Docentes da área.
Microbiologia: Diversos microrganismos e vírus causam doenças em seres humanos e outros seres vivos de importância econômica. Os professores desta linha pesquisam os mecanismos de virulência dos microrganismos e vírus, a fim de aportar conhecimento que auxiliem na prevenção das enfermidades, como é o caso de produção de vacinas, fármacos e kits diagnostico. Docentes da área.
Imunologia: O sistema imune tem como função primordial a manutenção da homeostase dos diferentes tecidos como, por exemplo, auxiliando no reparo tecidual e na regulação neuroendócrina. O sistema imune também é responsável pelas respostas aos agentes infecciosos. Diversas células e fatores humorais atuam de modo complexo e interligado com o intuito de manter a homeostase sistêmica e também de proteger o organismo de doenças infecciosas e do desenvolvimento de tumores. Os componentes do sistema imune são amplamente regulados uma vez que tanto a falta de sua ação quanto sua ativação exacerbada ou inadequada resulta em patologias importantes incluindo as imunodeficiências e as doenças inflamatórias, metabólicas e autoimunes. Nesse contexto, os pesquisadores deste programa investigam a regulação do sistema imune tanto em condições fisiológicas como patológicas. A influência de fatores ambientais incluindo a dieta e microbiota sobre a eficácia desse sistema também é alvo de pesquisa. Docentes da área
Bioinformática: A Bioinformática é uma área multidisciplinar que envolve as Ciências Biológicas e a Computação. Desta forma a bioinformática engloba pesquisas nas áreas de genética, evolução, computação e estatística com foco nas análises de dados moleculares e na modelagem de redes biológicas. Docentes da área.