APOPTOSE (Área de concentração: Biologia Celular)
Métodos de identificação, mecanismos e fatores de elicitação. Modulação hormonal e controle por interações entre epitélio e estroma.
Orientadores
BIOLOGIA CELULAR VEGETAL (Área de concentração: Biologia Celular)
Biologia celular e molecular da formação, maturação, envelhecimento, germinação de sementes e do desenvolvimento de plântulas. Estrutura do tegumento em diferentes tipos de sementes. Parede celular: estrutura, fisiologia e o envolvimento de hidrolases de carboidratos. Resistência a microrganismos e moléculas indutoras de respostas de defesa em fungos e plantas. Resposta celulares a estresses diversos. Ultraestrutura da interação vírus-célula vegetal.
Orientadores
BIOLOGIA DA REPRODUÇÃO (Área de concentração: Biologia Celular)
Aspectos estruturais, ultra-estruturais e citofisiológicos da espermatogênese e da ovogênese. Importância taxonômica e correlações filogenéticas. Alterações em condições experimentais. Variações em complexos DNA-proteína. Glândulas acessórias: estrutura e fisiologia, efeitos da modulação hormonal e do alcoolismo.
Orientadores
Dra. Valéria Helena Alves Cagnon Quitete
CROMATINA, CROMOSSOMOS E NUCLÉOLO (Área de concentração: Biologia Celular)
Conteúdos e modificações de DNA; variação em complexos DNA-proteínas. Fenótipos nucleares como instrumento analítico de fisiologia e em diagnóstico. Ação de drogas, estresse e envelhecimento. Associações fisiológicas do nucléolo, alterações em seus componentes e sua relocação com o ciclo celular, transformação, tumorigênese e respostas a estresses. Morfometria nucleolar. Citogenética de insetos e de anuros. Correlações filogenéticas.
Orientadores
Dra. Shirlei Maria Recco Pimentel
DIFERENCIAÇÃO CELULAR (Área de concentração: Biologia Celular)
Obtenção de linhagens celulares. Ação de drogas e de diversos substratos em diferentes tipos celulares. Diferenciação de células em cultura. Comportamento das células endometriais e embrionárias na interface materno-fetal. Junções celulares nos processos de adesão, reconhecimento e diferenciação celular.
Orientadores
Dra. Carla Beatriz Collares Buzato
Dra. Catarina Raposo Dias Carneiro
Dr. Henrique Marques Barbosa de Souza
ENSINO (Área de concentração: Biologia Celular)
A Linha de Pesquisa em Ensino tem como foco preferencial o ensino da Anatomia, Biologia Celular, Embriologia e Histologia. Os estudos e pesquisas realizados nesta linha irão abranger os seguintes aspectos: avaliação da prática pedagógica e das estruturas curriculares; a formação inicial e continuada de professores e seus reflexos no aprendizado; evolução e produção de conhecimento nestas áreas, sob os pontos de vista histórico e social; desenvolvimento, uso e avaliação de metodologias de ensino, materiais didáticos e ferramentas tecnológicas, em ambientes presenciais ou à distância.
Orientadores
Dr. Hernandes Faustino de Carvalho
Dr. Luis Antonio Violin Pereira
MATRIZ EXTRACELULAR (Área de concentração: Biologia Celular)
Estrutura e composição da Matriz Extracelular. Caracterização bioquímica, imunoquímica e imunocitoquímica de diferentes componentes. Efeitos de diferentes situações biomecânicas e do envelhecimento. Expressão gênica.
Orientadores
NEUROBIOLOGIA CELULAR (Área de concentração: Anatomia)
Biologia celular e molecular do neurônio. Processos regenerativos e degenerativos no sistema nervoso central e periférico. Desmielinização e remielinização no sistema nervoso central e periférico: ação de substâncias neurotóxicas.
Orientadores
Dr. Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
PLASTICIDADE CELULAR (Área de concentração: Anatomia)
Plasticidade muscular e da junção neuromuscular. Modificações da junção no desenvolvimento, envelhecimento e nas distrofias musculares. Plasticidade óssea. Resposta tecidual a implantes de biomateriais. Respostas celulares a citocinas, óxido nítrico e irradiação por laser de baixa energia.
Orientadores
TOXICOLOGIA E TOXINOLOGIA CELULAR E TECIDUAL (Área de concentração: Biologia Tecidual)
Análises estruturais e ultraestruturais dos efeitos de substâncias e toxinas de origem animal ou vegetal sobre sistemas biológicos, com concentração na barreira hemato-encefálica, no tecido muscular, na junção neuromuscular, nos rins etc. Correlações com aspectos farmacológicos de venenos ofídicos, de aranhas, de escorpiões ou lagartas.
Orientadores