
GESTÃO 2022-2026 COMPLETA 100 DIAS
A Gestão eleita para o quadriênio 2022-2026 completou 100 dias de mandato em 13 de fevereiro de 2023.
Por Profs. Drs. Hernandes F. Carvalho e Alessandro dos Santos Farias
Completamos cem dias de mandato. Trata-se de um momento importante para nós, servindo de memória de nosso compromisso com o Instituto de Biologia. Estamos muito felizes em poder conhecer melhor o Instituto e propor soluções que atendam ao anseio comum de otimização das condições de trabalho e bem estar de nossos colaboradores. Reforçamos aqui nosso compromisso de uma gestão participativa e transparente e colocamo-nos à disposição para o que for necessário.
Estudo do IB mostra que as células iNKT possuem um perfil metabólico dependente do tecido em que estão situadas
O estudo Tissue-specific metabolic profile drives iNKT cell function during obesity and liver injury foi publicado no periódico Cell Reports, em janeiro de 2023. O artigo é de autoria do grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Manoel Morais de Oliveira, do IB, em parceria com pesquisadores da USP, UNIFESP, INCA e da University of Auckland.
O trabalho mostra que as células iNKT possuem um perfil metabólico dependente do tecido em que estão situadas. As iNKTs do baço e do fígado são mais semelhantes entre si e dependem do metabolismo glicolítico para se ativarem. Nesse caso, a deleção de PKM2, importante enzima da via glicolítica, afetou a ativação e a função dessas células tanto in vitro quanto in vivo em um modelo de lesão hepática aguda.
Por outro lado, as iNKTs do tecido adiposo, que têm um perfil mais regulatório, são mais dependentes da oxidação de ácidos graxos. Observou-se que a deleção de AMPK, que participa na regulação do metabolismo de ácidos graxos, levou a uma diminuição da ativação das iNKTs no tecido adiposo. Assim, as iNKTs deficientes de AMPK não foram capazes de regular a inflamação induzida na obesidade.
Leia o artigo na íntegra: Tissue-specific metabolic profile drives iNKT cell function during obesity and liver injury
Curso Internacional envolve pesquisadores e alunos na discussão do emprego de modelo alternativo para a experimentação
Entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2023 foi realizado no Instituto de Biologia da Unicamp o curso “Introduction to Drosophila for biomedical research”. As atividades foram coordenadas pelos professores Patrick Varga-Weisz e Joaquin de Navascues da University of Essex e pelo Prof. Marco Vinolo do IB/UNICAMP e, contou com a participação de pesquisadores estrangeiros (Prof. Dominique Ferrandon e Prof. Samuel Liegeois da Université de Strasbourg-France) e de diversas Instituições brasileiras incluindo UNICAMP (Dr. Guilherme Barbosa e Dra. Suzana Ulian Benitez), USP (Profa. Nadia Monesi), UNESP (Profs. Karen Cristiane Martinez de Moraes e Marcos Tulio de Oliveira) e UFMG (Prof. Angélica Thomaz Vieira).
O objetivo principal do treinamento foi apresentar o potencial do uso do modelo Drosophila melanogaster para estudos biomédicos e dar as bases teóricas necessárias ao planejamento e execução de pesquisa com o mesmo. O curso envolveu atividades práticas e teóricas. Houve ainda apresentações de trabalhos científicos por pesquisadores no Simpósio Científico que fez parte do programa do curso, além do desenvolvimento e apresentação de propostas de estudos pelos alunos, atividade essa que permitiu aplicar o conhecimento adquirido nas aulas.
O curso foi realizado com apoio do NC3Rs, tendo como público alvo alunos de pós-graduação. No total participaram mais de 30 pesquisadores e aluno(a)s de diversas Instituições.
A dinâmica do curso e o envolvimento ativo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além do contato próximo com os alunos, foi de extrema importância para o sucesso da iniciativa, a qual deve-se repetir no próximo ano e, possivelmente, será expandida para outros temas/modelos de interesse do Instituto de Biologia.
Professor do IB é contemplado pelo Edital Cátedras Franco-Brasileiras das Universidades do Estado de São Paulo
O Professor Rafael Vasconcelos Ribeiro, do Departamento de Biologia Vegetal do IB, é um dos oito docentes contemplados pela Chamada Cátedras Franco-Brasileiras das Universidades do Estado de São Paulo, que visa fomentar o intercâmbio de docentes e pesquisadores de instituições francesas parceiras.
O Programa permite acolher professores e/ou pesquisadores de instituições francesas um uma das 03 universidades estaduais paulistas (USP, UNICAMP e UNESP) bem como fomentar a ida dos docentes vinculados as estaduais para as universidades parceiras na França. Dos oito projetos selecionados, três são da Unicamp.