Homologação de títulos (após a defesa):
PARA ONDE ENVIAR A VERSÃO DEFINITIVA: A versão final deve ser anexada no DAC/SIGA, em “Vida Acadêmica > Dissertações/teses”, em arquivo no formato.pdf, em até 60 dias após a data da defesa, impreterivelmente.
Atenção: Verificação de (Plágio) Similaridade textual - Antes de solicitarem a Defesa de(a) Dissertação/Tese e Homologação é necessário a análise realizada pela Biblioteca para a verificação de similaridade textual.
Os Alunos devem enviar a sua Dissertação/Tese e a Homologação no formato word.doc (não pode ser em pdf) no sistema neste link. É somente após a emissão do parecer pela Biblioteca e a validação da secretaria no SIGA, que será possível solicitar a defesa no sistema.
Os orientadores devem validar a solicitação do aluno. Docentes do IB devem validar no sistema “Verificação de (Plágio) Similaridade textual” na intranet do instituto. Docentes externos ao IB e externos à Unicamp devem acessar este link. (O link de acesso também será enviado via email)
A Biblioteca tem um prazo de 3 dias úteis, após a aprovação do orientador, para retornar com o parecer da análise realizada.
Para maiores informações consulte a IN03 CPG/IB.
SEGUE A INSTRUÇÃO NORMATIVA DA FORMATAÇÃO DA DISSERTAÇÃO/TESE - CCPG 002/2021
SOBRE A PAGINAÇÃO:
Todas as páginas devem ser contadas continuamente, conforme o EDITOR DE TEXTO, mas a numeração deve ser exibida apenas a partir da Introdução). Portanto, lembre-se de não numerar as páginas anteriores à Introdução;
Não utilizar algarismos romanos;
A numeração deve estar no Canto Superior Direito das páginas;
Lembrar de inserir a numeração das páginas inclusive nos anexos e apêndices;
Observar que as páginas que contêm os artigos inseridos no corpo da dissertação ou tese devem estar numeradas na sequência da dissertação/tese, ainda que a reprodução do artigo traga também a paginação original da revista em que foi publicado;
Observar se a paginação corresponde ao informado no sumário.
Verificar se a cada titulo finalizado o titulo seguinte não esteja na mesma página, ou seja deve usar quebra de página do editor de texto.
FORMATAÇÃO DO TEXTO
A tese ou dissertação deverá ter o seguinte formato, conforme o Art. 5º da Informação CCPG 002/2021:
- Fonte em tamanho 12, escolhida entre Times New Roman, Arial ou similar
- Página tamanho A4 de dimensões 21 x 29,7 cm. A fonte utilizada pode ser escolhida entre
- Times New Roman, Arial, ou similar, em tamanho 11 ou 12. É aconselhável o uso da fonte cor preta.
- II – Espacejamento:
- Entre linhas do texto e referências: espaço 1,5;
- II – Espacejamento:
- notas de rodapé e citações textuais longas: espaço simples – uso opcional para Resumo e Abstract;
- c) Margens:
- Superior: 3,0 cm
- Esquerda: 3,0 cm
- Direita: 2,0 cm
- Inferior: 2,0 cm
- Parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda
- Citação longa: 4,0 cm a partir da margem esquerda.
- Esquerda: 3,0 cm
- Superior: 3,0 cm
- c) Margens:
1. ORDEM DO CONTEÚDO
O conteúdo da dissertação ou tese deve estar obrigatoriamente organizado na seguinte ordem:
MODELOS PARA AS PÁGINAS INICIAIS
Modelo 1 - Tese/Dissertação escrita integralmente em Português
Modelo 2 - Tese/Dissertação escrita predominantemente em Português - Inglês
Modelo 3 - Tese/Dissertação escrita predominantemente em Inglês Português ou Espanhol
Modelo 4 - Tese defendida em Acordo de Cotutela
1º - CAPA;
A Capa tem modelo diferente conforme o idioma em que sua dissertação ou tese foi redigida.
Observe o idioma que você informou em sua solicitação de defesa, no SIGA(no campo “Dissertação/Tese predominantemente redigida em...”), e siga os modelos acima citados.
Mantenha o logotipo da Unicamp no canto superior esquerdo; não insira o nome ou o logo do Departamento/Laboratório ou qualquer outra informação na capa;
Deve exibir SOMENTE o LOGO DA UNICAMP, e a descrição da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS e o INSTITUTO DE BIOLOGIA. NÃO É PERMITIDO INCLUIR OUTROS LOGOS DE DEPARTAMENTOS E LABORATÓRIOS e ou FIGURAS.
Seu nome na capa deve estar idêntico ao que consta em sua Certidão de Nascimento/Casamento. Observe que será considerada a Certidão que constar no sistema da SIGA/DAC.
Não abrevie nenhum nome;
2º FOLHA DE ROSTO
A folha de rosto também tem modelo diferente conforme o idioma em que sua dissertação ou tese foi redigida. Observe o que você informou em sua solicitação de defesa, no SIGA (no campo “Dissertação/Tese predominantemente redigida em...”), e siga os modelos acima citados.
Deve exibir a Titulação se for Mestrado ou Doutorado, Programa e a Área de Concentração discriminadas, salvo os Programas de BV e Eco que não possuem área de concentração, ou seja o Título da Dissertação/Tese DEVE SER idêntico a ATA de Defesa APROVADA, ou seja, a ÁREA DE CONCENTRAÇÃO (SE HOUVER) tem que estar exatamente idêntica ao Catálogo do Ano de Ingresso do aluno(a).
Exemplo: “...Obtenção do Título em...Programa...) deve exibir "MESTRE" ou "DOUTOR" para o gênero Masculino e ou "MESTRA" ou "DOUTORA" para o gênero Feminino.
Não abrevie nenhum nome;
Seu nome na folha de rosto deve estar idêntico ao que consta em sua Certidão de Nascimento/Casamento. Observe que será considerada a Certidão que constar no sistema da DAC.
3º - FICHA CATALOGRÁFICA
(Observar item 3, do inciso I do Art. 1º da Info CCPG 002/2021) - para solicitar, acesse a página da Biblioteca do IB, clicando aqui;
Como solicitar no Sistema de Bibliotecas da Unicamp, conforme instruções da Biblioteca do IB. Observar a antecedência solicitada pela Biblioteca;
Observar que o título informado à Biblioteca deve ser idêntico ao que consta na Ata de defesa;
Cotutela: Em "Informações Adicionais" no formulário de solicitação, colocar "Tese defendida no âmbito do Acordo de Cotutela firmado entre a Unicamp e a Universidade de XXXX, [País], sob orientação do(a) Dr(a). XXXX"
4º - BANCA EXAMINADORA
Página com o nome dos membros que participaram da sessão de defesa (observe que não se trata da ata de defesa, mas apenas de uma página com os nomes dos membros que participaram da sessão de defesa);
Inserir apenas os nomes dos membros que participaram da sessão de defesa - Não incluir os suplentes;
A página não deve estar assinada;
Não se trata da ata de defesa, apenas de uma página sem assinaturas conforme modelo acima (item 4);
Não abrevie nenhum nome.
Deve constar os NOMES dos membros da banca da Dissertação /Tese da defesa (SEM assinaturas, SEM traços, apenas uma página com os nomes dos membros, os SUPLENTES NÃO deve ser inclusos, conforme modelo no item 2.3);
OBS. NÃO DEVE SER INCLUSA ATA DEFESA APROVADA NA DISSERTAÇÃO FINAL DE TESE.
Observar que só devem ser inseridos os nomes dos orientadores e coorientadores que estejam formalizados como tal em seu cadastro. Consulte o SIGA para verificar seus orientadores e coorientadores cadastrados;
5º - DEDICATÓRIA (opcional);
6º - AGRADECIMENTOS;
Portaria nº206 de 4 de setembro de 2018 (obrigatoriedade de citação da CAPES)
DEVE INCLUIR O TEXTO: " O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 "; E caso tenha o Nº de bolsa concedida deve incluí-lo também.
Informativo: Referência à CAPES na versão final - incluindo CAPES/PRINT: Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, incluindo quem fez parte do programa PRINT, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido. Entende-se que não importa se o aluno recebeu a bolsa CAPES, mas a pesquisa de alguma forma recebeu financiamento para seu desenvolvimento. Portanto, é para fazer referência, nos agradecimentos por exemplo - de versões finais de teses e dissertações, sobre o apoio recebido, como segue abaixo (Portaria 206/2018), no Art. 3º. Alunos que não o fizerem, não terão seus títulos homologados.
7º - EPÍGRAFE; (opcional);
8º - RESUMO (redigido obrigatoriamente em português, máximo de 500 palavras);
9º - ABSTRACT (resumo traduzido em inglês);
10º - RESUMO EM TERCEIRA LÍNGUA (opcional);
11º - LISTA DE ILUSTRAÇÕES (opcional);
12º - LISTA DE TABELAS (opcional);
13º - LISTA DE ABREVIAÇÕES E SIGLAS (opcional);
14º - LISTA DE SIMBOLOS (opcional);
15º - SUMÁRIO;
Deve indicar a numeração de cada Título mencionado na Dissertação/Tese final
Lembrar de identificá-los na organização da Dissertação/Tese com seus respectivos títulos e se quiser subtítulo.
16º - INTRODUÇÃO;
O corpo da Dissertação/Tese: (A partir daqui a NUMERAÇÃO EXIBIDA E CONTADAS CONTINUAMENTE desde o início, deve ser inserida no canto superior direito das páginas, como mostrado no "exemplo de paginação" acima)
17º - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;
As referências bibliográficas devem estar localizadas após o corpo da dissertação ou tese, conforme ordem informada acima.
As referências devem estar localizadas após o corpo da dissertação ou tese, conforme ordem informada. "Caso tenha mencionado referências bibliográficas no final de cada capítulo, tambem Deve incluí-las novamente nesta página como Referencias bibliografias gerais."
18º - APENDICES (opcional);
19º - ANEXOS (devem conter o Parecer do CBio, CEUA (se for o caso) e ou as declarações referentes a bioética e/ou biossegurança que não versa sobre pesquisa com materiais e a declaração de direitos autorais)
Devem constar as 02(duas) dependendo do caso:
Modelos dos Documentos referente a Bioética e/ou Biossegurança:
Parecer do termo de aprovação da pesquisa pela Comissão de Bioética e/ou Biossegurança pertinente CBio;
Declaração de que o trabalho não versou sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, patrimônio genético ou temas afetos a biossegurança.
Observar que os apêndices e anexos também devem estar paginados conforme a sequência da dissertação ou tese;
No caso de documento revista(s) científica(s) ou anais de congresso(s) já publicado ou em processo, o aluno deverá anexar a autorização da Editora para a sua inclusão na dissertação/tese.
SEGUE EXEMPLO DA ORDEM DOS TÍTULOS NA PAGINAÇÃO, CONFORME O EDITOR DE TEXTO:
1º - Capa - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
2º - Folha de rosto - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
3º - Ficha catalográfica - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
4º - Página com o nome dos membros que participaram da sessão de defesa - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
5º - Dedicatória (opcional) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
6º - Agradecimentos - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
7º - Epígrafe (opcional) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
8º - Resumo (redigido obrigatoriamente em português, máximo de 500 palavras) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
9º - Abstract (resumo traduzido em inglês) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
10º - Resumo em terceira língua (opcional) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
11º - Lista de ilustrações (opcional) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
12º - Lista de Tabelas (opcional) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
13º - Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
14º - Lista de Símbolos (opcional) - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
15º - Sumário - CONTAR, MAS NÃO EXIBIR NUMERAÇÃO NA PÁGINA;
16º - Introdução - A PARTIR DAQUI DEVE EXIBIR A NUMERAÇÃO DA PÁGINA NO CANTO SUPERIOR DIREITO, CONTINUANDO A CONTAGEM DESDE A CAPA;
17º - Corpo da Dissertação/Tese – DEVE EXIBIR A NUMERAÇÃO DA PÁGINA NO CANTO SUPERIOR DIREITO, CONTINUANDO A CONTAGEM DESDE A CAPA;
18º - Referências - DEVE EXIBIR A NUMERAÇÃO DA PÁGINA NO CANTO SUPERIOR DIREITO, CONTINUANDO A CONTAGEM DESDE A CAPA;
19º - Apêndices (opcional) - DEVE EXIBIR A NUMERAÇÃO DA PÁGINA NO CANTO SUPERIOR DIREITO, CONTINUANDO A CONTAGEM DESDE A CAPA;
20º - Anexos - DEVE EXIBIR A NUMERAÇÃO DA PÁGINA NO CANTO SUPERIOR DIREITO, CONTINUANDO A CONTAGEM DESDE A CAPA
ÚLTIMAS OBSERVAÇÕES
Lembrar de salvar a Versão Final em arquivo com formato.PDF, a ser inserido no SIGA e após clicar em “ENVIAR” para submeter seu arquivo. A opção “SALVAR” faz apenas um salvamento parcial, para correções posteriores. Apenas após clicar no “UPLOAD” seu arquivo será submetido à CPG para análise.
Após recebimento da versão final, a Secretaria da CPG irá conferir a formatação do trabalho. Caso haja necessidade de alguma correção, o arquivo será devolvido ao aluno pelo próprio SIGA. Caso a formatação esteja correta, o arquivo será “Validado” pela Secretaria da CPG e automaticamente encaminhado para validação do orientador. O orientador deverá também acessar o SIGA para conferir o arquivo anexado e validar a submissão. Após a validação do orientador, o arquivo é automaticamente encaminhado à PRPG, para homologação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com:
Flávio - E-mail de contato: atendpos@unicamp.br - Tel contato +55 19 3521-6373
Horário de atendimento: Segunda à Sexta das 08:30 às 11:30 ou 13:00 às 16:00