NORMAS DO PROGRAMA DE ESTÁGIO DOCENTE
Projeto de participação do IB no PED *Atualizado em 06/11/2023
Prezados docentes do IB e alunos de pós-graduação,
Desde o 2º semestre de 2019 o PED está sendo gerenciado dentro da Plataforma SIGA, de forma que a única etapa que ainda será feita na Intranet IB será as inscrições das disciplinas. Todas as demais etapas serão realizadas dentro do SIGA pelo(a) Estudante, Supervisor(a) (responsável pela disciplina) e Orientador(a). O não cumprimento de uma das etapas inviabiliza a participação da disciplina e do aluno no programa.
O estágio é obrigatório, para os doutorandos que recebem bolsa do Programa de Demanda Social (PPG-BA e ECO), por dois semestres, de acordo com a Portaria CAPES nº 76, de 14 de abril de 2010, e do PROEX (PPGs BCE, BFM, BMM, BV, e GBM), por um semestre, segundo a Portaria CAPES nº 34, de 30 de maio de 2006.
O docente de ensino superior que comprovar tais atividades ficará dispensado do estágio de docência.
Procedimento para requerimento de dispensa do Estágio Docente:
1. O requerimento de dispensa do Estágio Docente deverá ser encaminhado por escrito e assinado pelo discente, em formulário próprio, para a Comissão PED/IB, com a aprovação e ciência do orientador, acompanhado dos documentos comprobatórios, para o e-mail pedib@unicamp.br;
2. Serão aceitos como comprovantes:
- Declarações de IES emitidas por autoridade competente contendo, minimamente, a(s) disciplina(s) ministradas, o(s) curso(s) – de graduação ou pós-graduação lato sensu autorizados pelo MEC-, o(s) ano(s) letivo(s) e a(s) carga(s) horária(s) correspondente(s);
- Certificados de participação no Programa de Estágio Docente (PED) ou equivalente do curso de mestrado.
O requerimento será avaliado pela Comissão PED/IB e a dispensa, em caso de deferimento, será semestral ou anual, de acordo com a carga horária dos comprovantes.
As atividades do estágio de Docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa no programa de pós-graduação, realizada pelo pós-graduando.
NOTAS IMPORTANTES:
Os estudantes participantes do PED C poderão dedicar-se ao Programa num total de 8h semanais e a carga didática a eles atribuída e poderá ser no máximo 1/3 da carga horária da disciplina para disciplinas de até 90h semestrais (levando-se em conta todas as turmas em que atua). Para disciplinas acima de 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá ser no máximo 30 horas semestrais (levando-se em conta todas as turmas em que atua).
Os estudantes participantes do PED B poderão dedicar-se ao Programa num total de 8h semanais e a carga didática a eles atribuída poderá ser entre 1/3 e 2/3 da carga horária da disciplina para disciplinas de até 90h semestrais (levando-se em conta todas as turmas em que atua), para disciplinas acima de 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá estar compreendida entre 30 e 60 horas semestral (levando-se em conta todas as turmas em que atua).
- PED B: cada aluno poderá participar em até 05 períodos letivos, excluídas as participações no PED C.
- PED C: cada aluno de Mestrado poderá participar do PED C em até 2 períodos letivos, e cada aluno de Doutorado poderá participar do PED C, no máximo, em até 05 períodos letivos.
A carga didática atribuída ao estagiário docente não será subtraída da carga didática total dos docentes alocados na disciplina.
Informações que serão solicitadas para inscrição das disciplinas (docentes):
- Período da disciplina
- Cadastrar a disciplina na intranet da graduação (período de atribuição de responsabilidade)
- Quantidade de PED B desejada
- Quantidade de PED C desejada
- Horário e dia da semana da disciplina
- Função /Responsabilidades do professor supervisor
- Descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário
- Método proposto para avaliar o desempenho do estagiário
Informações que serão solicitadas para inscrição dos alunos:
- Código e turma da disciplina na qual pretende atuar como PED.
- Tipo de PED pretendido (B ou C - verificar com o docente qual tipo ele precisará).
- Link para o Currículo Lattes.
- Se aceita realizar o estágio (PED) de forma voluntária - assinalar a opção voluntária apenas denota que o estudante se dispõe a participar do projeto, sem prejuízo a sua seleção para contemplações com bolsa - não gera prioridade se o aluno deseja receber auxílio ou não.
- Se recebe bolsa de alguma Agência de fomento e qual.
- Se possui experiência de PED e/ou didática anterior (Obrigatório somente para solicitantes de PED tipo B).
*CRITÉRIOS
PRIORIDADE DAS DISCIPLINAS
As disciplinas serão priorizadas para recebimento de estagiário(a) PED segundo os seguintes critérios:
1. complexidade da disciplina em sua organização didático-pedagógica, desde que obrigatória;
2. disciplina obrigatória com conteúdos práticos, de qualquer natureza;
3. mantendo o critério anterior, disciplina obrigatória do período noturno;
4. número de alunos na disciplina;
5. disciplina eletiva com conteúdos práticos efetivamente ministrados.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ALUNOS (alguns exemplos - para mais informações, consultar o Projeto de Participação no PED/IB):
INCLUSÃO E PRIORIDADE
- estar regularmente matriculado em programa de PG do IB;
- estar em dia com as obrigações do programa de PG e ter autorização do orientador;
- maior CR;
- no caso de PED-B, estar cursando DOUTORADO e ter participação anterior em PED-C ou experiência didática mínima prévia comprovada;
- proximidade da área de formação (programa de PG) com a área da disciplina;
- data de integralização mais próxima, no caso de primeira participação em PED;
- ainda não fez PED com dotação orçamentária;
- desempate: CV Lattes e participação anterior no PED de forma voluntária.
EXCLUSÃO DE ALUNOS
- NÃO estar regularmente matriculado em programa de PG do IB;
- NÃO estar em dia com as obrigações do programa de PG ou NÃO ter autorização do orientador;
- Estar no ÚLTIMO semestre para o tempo de integralização;
- No caso de PED B, não estar no doutorado ou não ter experiência prévia;
- Falta de dados ou preenchimento incorreto, que impede a avaliação do candidato.
EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS E ALUNOS
- Relatório de andamento das atividades do PED com a avaliação do Professor NÃO encaminhado no prazo ou NÃO APROVADO pela na PRPG.
Obs.: "Os alunos receberão o auxílio financeiro no dia 10 de cada mês junto com outras bolsas e auxílios pagos pela Unicamp, porém, nos meses em que houver feriado a data será antecipada."
Obs.2: "Após o fim do semestre letivo, os certificados do PED são emitidos pela DAC e podem ser acessados pelo Sistema de Gestão Acadêmica neste link, mediante acesso com login (RA) e senha da DAC. Após, clicar na aba "PED" e, em seguida, em "Certificado PED/PAD". Caso não encontre seu certificado, entre em contato com pedib@unicamp.br ."
Obs.3: Para saber se você foi selecionado(a) com ou sem bolsa, você pode consultar o seu projeto (dentro do SIGA - na sua inscrição). Após abrir o arquivo, logo acima, tem uma informação "Recebe auxílio financeiro" - se estiver "Bolsista Regular" você receberá bolsa, se estiver com a informação "Voluntário", você será voluntário(a).
As dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail: pedib@unicamp.br
Comissão Gestora do PED/IB
Prof. Dr. Claudio Chrysostomo Werneck - Presidente
Prof. Dr. Danilo Ciccone Miguel - representante da Graduação
Profa. Dra. Lucia Elvira Alvares - representante do PPG-BMM
Prof. Dr. Luís Felipe de Toledo Ramos Pereira - representante do PPG-ECO
Profa. Dra. Sara Adrián López de Andrade - representante do PPG-BV
Profa. Dra. Silmara Marques Allegretti - representante do PPG-BA
Prof. Dr. Pedro Victor de Carvalho Costa - representante discente
Conheça os procedimentos dentro da Plataforma SIGA para cada participante:
ESTUDANTE - Procedimento (passo a passo)
SUPERVISOR(A) (Responsável pela disciplina) - Procedimento (passo a passo)
ORIENTADOR(A) - Procedimento (passo a passo)
- Orientações para consulta do Calendário Geral: http://www3.prpg.gr.unicamp.br/sites/site1/wp-content/uploads/2020/02/instrucao_calendario_siga.pdf
Atualização em set/2023