Newsletter do IB - 05/2024
Drone irá monitorar os telhados do IB
A Diretoria do IB adquiriu um drone para auxiliar no monitoramento dos telhados do nosso instituto. O equipamento será utilizado para identificar possíveis focos de vazamentos garantindo os reparos necessários de maneira preventiva.
Primeira turma de Mediadores do IB se formou em maio
Os servidores técnico administrativos Eduardo Villaverde Haszler, Elisabeth Cardozo e Priscila Cristina da Silva são os primeiros funcionários do IB a completarem o curso de Formação de Mediadores e Conciliadores da Universidade. A cerimônia de formatura aconteceu no dia 03 de maio.
O curso tem carga horária mínima de 111 horas e os concluintes estão aptos a atuar não só junto à Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da UNICAMP, como também em mediações externas a Universidade. No IB, os servidores poderão compor o Espaço de Acolhimento à Comunidade do Instituto de Biologia, criado pela Portaria Interna 01/2024.
Parabéns a todos os formandos!
Leia a reportagem completa no site da EDUCORP.
IB participa de estudo que confirmou o surgimento de nova espécie de borboleta amazônica por hibridização
Equipe do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas (Labbor) do IB, liderada pelo Prof. Dr. André Victor Lucci Freitas, participou de estudo que comprovou que a borboleta da espécie Heliconius elevatus surgiu do cruzamento de ancestrais das atuais Heliconius melpomene e Heliconius pardalinus. As análises genéticas e ecológicas indicam que os primeiros cruzamentos entre as duas espécies ocorreram há cerca de 180 mil anos.
O artigo Hybrid speciation driven by multilocus introgression of ecological traits, publicado no periódico Nature no final de abril, foi liderado por pesquisadores da University of York e da Harvard University e representa uma quebra de paradigma no estudo do processo de evolução da fauna.
Leia a reportagem completa no Jornal da Unicamp
Estudo do IB conforma a circulação do vírus mayaro (MAYV) entre humanos em Roraima
A estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do IB, Julia Forato, confirmou a circulação do vírus mayaro entre humanos em Roraima. A identificação do vírus foi realizada sob a orientação do Prof. Dr. José Luiz Proença Módena, através de técnicas clássicas de virologia, como o isolamento viral, além do sequenciamento de nova geração.
A descoberta é fruto de uma parceria internacional envolvendo 17 pesquisadores da Oxford University, Imperial College London, University of Kentucky, University of Texas Medical Branch e Global Virus Network, além da USP, da UFRR e da Fiocruz Amanozas. A parceria resultou na formação de um grupo para avaliar os impactos do aquecimento global e da atividade humana sobre a floresta tropical na disseminação de vírus emergentes.
O estudo Molecular Epidemiology of Mayaro Virus among Febrile Patients, Roraima State, Brazil, 2018–2021 foi publicado no periódico Emerging Infectious Diseases, do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
Leia a reportagem completa no Jornal da Unicamp
Pesquisadores do IB publicam artigo alertando para os riscos da subnutrição em crianças yanomami
Estudo conduzido por pesquisadores do IB comprova maior propensão ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de distúrbios cognitivos e de personalidade quando adultas, em crianças yanomami com subnutrição severa. O artigo, de autoria dos Drs. Thiago dos Reis Araujo, Ana Paula Couto Davel e Everardo Magalhães Carneiro foi publicado no periódico Nature Medicine.
O estudo destaca a relação entre o estado de desnutrição das crianças yanomami, principais vítimas entre todos os povos indígenas das Américas, e o desmatamento, reforçando a importância de atuação coletiva global para a preservação das áreas de floresta.
Leia a reportagem completa no Jornal da Unicamp
UNICAMP publica Resolução que padroniza nomenclaturas em inglês de cargos e órgãos da Universidade
A Unicamp baixou a Resolução GR-020/2024, de 16 de maio de 2024, que dispõe sobre a padronização da nomenclatura em inglês dos cargos e órgãos da Administração Central, das Faculdades e Institutos, dos Colégios Técnicos e dos Centros e Núcleos da Universidade Estadual de Campinas.
Professor do IB idealiza tinta nanotecnológica que impede o dado causado por crustáceos e moluscos ao casco de navios
Tinta nanotecnológica a base de grafite esfoliado e reorganizado (ERG), desenvolvida pelo Prof. Dr. Eduardo Galembeck, é capaz de derrubar crustáceos e moluscos que tentam se agarrar em embarcações sem danificar os animais. Além de ser anti-incrustante, a tecnologia pode reduzir o atrito do casco com a água em até 30%, reduzindo o tempo de viagem e o consumo de combustível.
A tinta ERG ainda está em fase de testes e está sendo disponibilizada gratuitamente para pescadores autônomos de Ilhabela (SP). A ideia chegar a um produto final eficiente e acessível, obedecendo à lógica do extensionismo, oferecendo uma solução viável a um problema prático enfrentado pela sociedade.
Leia a reportagem completa na Revista Piauí
Professora do IB recebe o título de Professora Honorária da UNICAMP
A Professora Marlene Tiduko Ueta, do Departamento de Biologia Animal do IB, recebeu no dia 28 de março o título de Professora Honorária da UNICAMP. O título é concedido a professores que tenham prestado “serviços relevantes à ciência ou à cultura”. Com 55 anos de casa, a Professora Marlene Ueta foi pioneira em sua área de pesquisa.
Marlene Tiduko Ueta iniciou sua carreira na Unicamp em 1969, quando atuo no então Departamento de Parasitologia. Ela é percursora no estudo de helmintos (os vermes) na Universidade, em especial no isolamento de parasitas em campo e a adaptação destes em laboratório.
Hoje, aos 80 anos de idade, a Professora Marlene segue cumprindo com suas atividades de ensino, orientação e pesquisa e é muito querida por toda a comunidade do IB.
Leia na íntegra a reportagem no Portal da UNICAMP.
Acesse a Galeria de Imagens!
Ex-aluna de Doutorado do IB recebe Prêmio de melhor tese em protozoologia defendida em 2023
A ex-aluna de Doutorado em Genética e Biologia Molecular, Dra. Letícia Tiburcio Ferreira, conquistou o prêmio Melhor Tese de Protozoologia – 2023, concedido pela Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), com a tese “Inibidores multiestágio de Plasmodium spp derivados da biodiversidade: da descoberta na quimioinformática à dissecção da atividade biológica e mecanismos de resistência, defendida em setembro de 2023.
O prêmio será entregue no dia 25 de maio, durante a Cerimônia de Encerramento do V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e do I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND), com transmissão em tempo real pelo canal da SBP no Youtube. A tese vencedora foi orientada pelo Prof. Dr. Fabio Trindade Maranhão Costa, do Departamento de Genética e Biologia Molecular do IB.
Ex-aluna de Doutorado do IB recebe Prêmio de melhor tese em protozoologia defendida em 2023
A ex-aluna de Doutorado em Genética e Biologia Molecular, Dra. Letícia Tiburcio Ferreira, conquistou o prêmio Melhor Tese de Protozoologia – 2023, concedido pela Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), com a tese “Inibidores multiestágio de Plasmodium spp derivados da biodiversidade: da descoberta na quimioinformática à dissecção da atividade biológica e mecanismos de resistência, defendida em setembro de 2023.
O prêmio será entregue no dia 25 de maio, durante a Cerimônia de Encerramento do V Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas (SBDN) e do I World Symposium on Neglected Diseases (I WSND), com transmissão em tempo real pelo canal da SBP no Youtube. A tese vencedora foi orientada pelo Prof. Dr. Fabio Trindade Maranhão Costa, do Departamento de Genética e Biologia Molecular do IB.
Professoras do IB promovem conversa sobre equidade de gênero e a carreira docente
Por Ana Paula Couto Davel, Carmen Veríssima Ferreira, Maria Andreia Delbin e Clarisse Palma da Silva
No dia 20 de maio foi realizado o evento Conversa sobre equidade de gênero e carreira docente no IB. Após a abertura realizada pelas professoras Ana Paula Couto Davel e Carmen Veríssima Ferreira, a Profa. Clarisse Palma da Silva fez uma fala sobre a Rede Mulheres Acadêmicas da Unicamp, formada por docentes e pesquisadoras da Universidade com o objetivo de analisar e propor estratégias que contribuam para a definição de ações institucionais voltadas à busca da equidade de gênero e à promoção da liderança feminina na Unicamp.
Foram apresentados os principais dados coletados pela Rede sobre a equidade de gênero na instituição. Tais dados revelam um quadro de estabilidade ao longo de quase 20 anos (de 2001 a 2020) e assimetrias em todas as áreas do conhecimento. Durante a apresentação, a Profa. Clarisse também resumiu o conteúdo da cartilha “Boas Práticas para Equidade de Gênero na Unicamp”, uma publicação lançada pela Rede de Mulheres Acadêmicas da Unicamp em 2022.
Na sequência, a Profa. Maria Andréia Delbin apresentou um vasto panorama referente à proporcionalidade entre homens e mulheres docentes no IB em diferentes estágios da carreira. Os dados revelam um forte efeito tesoura nos estágios superiores da carreira, no início dos anos 2000, com tendência de equilíbrio nos anos subsequentes, porém mais recentemente, o efeito tesoura retornou ao mesmo patamar que 20 anos atrás. Retrocesso que se acentua quando é considerada a categoria titular, com a ampla maioria de titulares homens. Outro ponto destacado pela Profa. Delbin é que o tempo que uma mulher leva para tornar-se titular no IB é significativamente maior.
Partiu-se então para a conversa sobre o tema entre os presentes. Em resumo, foi destacada a importância de se informar aos membros de bancas de ingresso/progressão sobre as boas práticas para equidade de gênero; informes contínuos sobre equidade de gênero para conscientizar a comunidade acadêmica devem ser realizados com o objetivo de mudar a cultura institucional.
Para conhecer mais sobre os dados de equidade de gênero vs. carreira docente no IB acesse o artigo Mulheres acadêmicas: representatividade e perspectivas Koch et al. 2023.
Conheça o BioLab, o mais novo evento da Comissão Organizadora do CAEB
Por comissão organizadora do CAEB
O BioLab é o mais novo evento da comissão organizadora do CAEB. O intuito desse evento é divulgar, para alunos, docentes e todos que possam se interessar, o trabalho dos nossos laboratórios, de forma a facilitar a busca por projetos de iniciação científica, além de demonstrar para a comunidade acadêmica o que é feito em cada centro de pesquisa.
O BioLab começa com a palestra “Iniciação Científica, por onde começar?” e então haverá duas horas de apresentação de pôster das linhas de pesquisa dos laboratórios de biologia, além de contar com coffee break. Nosso evento será no dia 15 de agosto de 2024. Se você se interessou e quer participar como ouvinte ou apresentador, confira seu email ou nosso instagram (@caeb.unicamp) para mais informações.
Estamos à disposição para tirar outras dúvidas em contato@caeb.com.br.