Newsletter do IB - 10/2023
13 Docentes do IB estão entre os cientistas mais influentes do mundo
Dos 90 pesquisadores da Unicamp listado no ranking, 13 são docentes do IB, demonstrando o grande protagonismo do nosso Instituto dentro da Universidade
A 5ª edição do Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, levantamento elaborado anualmente pela editora Elsevier que classifica os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, contou com a menção de 13 docentes do IB, num total de 90 pesquisadores da UNICAMP.
Elaborado anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis em parceria com pesquisadores da Stanford University, a lista usa o banco de dados Scopus, para ranquear os pesquisadores. Entre os principais parâmetros considerados para esta avaliação, estão o número total de citações; o índice H; e o número de citações em trabalhos, seja aqueles em que o pesquisador é autor único, o primeiro ou o último autor.
Veja notícia no Portal da Unicamp
Docentes do IB entre os cientistas mais influentes do mundo | |
Impacto ao longo da carreira | Cientistas mais influentes em 2022 |
Alba Regina Monteiro Souza-Brito | André Victor Lucci Freitas |
André Victor Lucci Freitas | Daniel Martins de Souza |
Daniel Martins de Souza | Ivan Sazima |
Ivan Sazima | Luís Felipe de Toledo Ramos Pereira |
Keith Spalding Brown Junior | Marco Aurélio Ramirez Vinolo |
Luís Felipe de Toledo Ramos Pereira | Paulo Arruda |
Marlies Sazima | Paulo Mazzafera |
Paulo Arruda | Pedro Manoel Mendes de Morais Vieira |
Paulo Mazzafera | Rafael Silva Oliveira |
Paulo Sergio Moreira Carvalho de Oliveira |
|
Aluna de Doutorado do IB é entrevistada pela Nature
A aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Funcional e Molecular, Fernanda Garcia Fossa, foi entrevistada pelo Periódico Nature e contou um pouco de sua experiência com a CellProfiler, ferramenta de análise de imagem baseada em inteligência artificial. O texto evidencia a importância da bioinformática no estudo das ciências da vida.
A Fernanda é ex-aluna de graduação (2014-2017) e de mestrado (2018-2020) do IB. Atualmente, ela realiza sua pesquisa de Doutorado no Nano-Cell - Laboratório de Interações Nanoparticula-Célula, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Bispo de Jesus.
UNICAMP deve ser citada em português
A Deliberação CONSU-A-024/2023, aprovada em 26 de setembro de 2023 estabelece que a Unicamp deve ser citada em português, mesmo em publicações e veículos internacionais. A nova regra se aplica a toda forma de identificação da Universidade, em artigos e outras publicações, apresentações em congresso, sites e demais meios de divulgação físicos ou digitais, nacionais ou internacionais.
A medida foi sugerida pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) e segue as tendências internacionais de recomendações preconizadas por agências de registro para organizações. Esta mudança tem como objetivo facilitar o rastreamento e recuperação de dados relacionados às produções acadêmicas dos autores da Unicamp bem como a captação de dados pelos rankings universitários internacionais relacionados às produções da Universidade.
Acesse a Deliberação CONSU-A-024/2023
UNICAMP lança primeira edição do Prêmio Egresso Destaque
O Prêmio Egresso Destaque, criado pela Deliberação CONSU-A-014/2023 no dia 1º de agosto de 2023, tem por objetivo reconhecer alunos egressos que tenha se destacado em suas áreas de atuação profissional. São 03 categorias: 1. Egresso de Graduação; 2. Egresso de Pós-graduação; e 3. Egresso de Curso Técnico.
Ex-alunos do IB interessados em concorrer tem até o dia 13 de novembro para realizar a inscrição. Para concorrer, é preciso estar cadastrado na Plataforma Alumni Unicamp bem como encaminhar os documentos listados no Oficio CEG/IB nº 166/2023 para o endereço graduaib@unicamp.br As informações estão disponíveis no nosso site. Acesse.
Docentes e funcionários em atividade na Unicamp, bem como estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação, não poderão concorrer ao Prêmio.
Aluno de Doutorado do IB conquista Prêmio Alcides de Carvalho
O aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do IB, Alexandre Hild Aono, conquistou o Prêmio Alcides de Carvalho na área de Genética e Melhoramento Vegetal. A honraria premiou o melhor trabalho apresentado durante o 68º Congresso Brasileiro de Genética, que aconteceu em Setembro de 2023, em Minas Gerais.
O trabalho premiado, Novel insights into the genetic architecture and molecular networks underlying sucrose accumulation in sugarcane, conta com a coautoria do também aluno de Doutorado do IB, Ricardo José Gonzaga Pimenta, da ex-aluna de Mestrado do IB, Marishani Marin Carrasco, todos orientados pela Profa. Dra. Anete Pereira de Souza, e da pesquisadora do IAC, Dra. Luciana Rossini Pinto.
Cursos de Ciências Biológicas do IB recebem 05 estrelas do Guia de Faculdade 2023
Os cursos de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia da Unicamp (curso 06 e 46), receberam, por mais um ano consecutivo, 5 Estrelas pelo Guia da Faculdade 2023, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. Acesse!
Unicamp e iDiv realizam Workshop sobre redes de polinização e impactos ecológicos da fragmentação de habitats
O Workshop é fruto da primeira cooperação institucional entre a UNICAMP e o Centro Alemão de Pesquisa Integrativa sobre Biodiversidade (iDiv) e reúne dez especialistas brasileiros e alemães para prospectar dados e hipóteses de interesse comum, visando a colaboração entre pesquisadores dos dois países. O Workshop acontece de 06 a 10 de novembro, na Casa do Professor Visitante.
Unicamp e iDiv da Alemanha realizam de 6 a 10 de novembro workshop sobre redes de polinização e impactos ecológicos da fragmentação de habitats
Uma importante forma de interação ecológica entre espécies é a polinização de plantas por animais. As interações de polinização formam redes de alta complexidade em comunidades ecológicas. A manutenção de ecossistemas saudáveis está fortemente comprometida por impactos humanos, dentre eles a modificação e fragmentação dos habitats e a extinção das espécies. A perda de polinizadores e a modificação de suas interações com plantas nativas ou cultivadas é uma das grandes preocupações atuais da Ecologia.
Os padrões e a dinâmica de redes de interações ecológicas são focos do grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Thomas Lewinsohn (Depto. Biologia Animal, Instituto de Biologia, Unicamp) que inclui o pesquisador Rafael Pinheiro, bolsista de pós-doutorado da Fapesp. Para discutir os “Efeitos de fragmentação de ambientes em redes de interações de plantas e polinizadores”, esse grupo realizará na Unicamp um workshop em parceria com o iDiv (Centro Alemão de Pesquisa Integrativa em Biodiversidade, https://www.idiv.de/en).
A reunião ocorrerá nos dias 6 a 10 de novembro, na Casa do Professor Visitante / Funcamp, na Unicamp. O workshop reunirá dez especialistas brasileiros e alemães para prospectar dados e hipóteses de interesse comum, visando colaborações futuras entre pesquisadores e instituições dos dois países. Além de cientistas do iDiv e da Unicamp, também participarão pesquisadores da Unesp de Rio Claro, da UFSCar, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da Embrapa.
Cooperação Internacional Brasil-Alemanha
Este workshop é a primeira cooperação institucional da Unicamp com o iDiv, um dos principais centros europeus de pesquisa de biodiversidade. Dentre os pesquisadores do instituto alemão que virão a Campinas destaca-se a Profa. Tiffany Knight, especialista internacionalmente reconhecida no estudo do impacto de atividades humanas em interações ecológicas. A Prof. Knight supervisionou o estágio de pesquisa de Rafael Pinheiro no iDiv, com apoio do programa BEPE-Fapesp. A partir dessa colaboração, surgiu a proposta do evento, que está sendo financiado pelo iDiv e UFZ (Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental) da Alemanha, com apoio também da Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biologia da Unicamp.
O iDiv também será parceiro institucional da Unicamp na Escola de Ciência Avançada sobre “Co-desenho de Medidas de Biodiversidade”, que será realizada em outubro de 2024, dentro do Programa de Escolas São Paulo de Ciência Avançada da Fapesp.