Pular para o conteúdo principal

 

O Herbário UEC recebe pesquisadores interessados em trabalhar diretamente no acervo                
(visitas científicas) e grupos de visitantes que queiram conhecer o acervo para finalidades                 
educativas (visitas didáticas), mediante agendamento. 



 

AGENDAMENTOS

O Herbário UEC está disponível para receber visitantes de 2ª a 6ª feira, entre 8:30h e 17:00h.               
               
As visitas científicas (para pesquisadores) ou visitas didáticas (com finalidades educativas) devem ser agendadas previamente pelo formulário, preferencialmente com duas semanas de antecedência.               

Visitas científicas devem ser agendadas pelo pesquisador interessado.               

Visitas didáticas devem ser agendadas pelo responsável pelo grupo de visitantes.               

Todas as informações solicitadas no formulário devem ser preenchidas para que a equipe do Herbário possa se organizar para receber os visitantes da melhor maneira possível. É necessário aguardar o contato da Curadoria confirmando o agendamento da visita.               

Antes de acessar o acervo, os visitantes devem se apresentar à Curadoria.               

Para nosso registro histórico, cordialmente pedimos que os visitantes assinem o Livro de visitantes, registrando nome de sua instituição, data e objetivo da visita.     
 

 

PROCEDIMENTOS DURANTE A VISITA ​
Após entrar e sair do acervo, o usuário deve manter as portas de acesso fechadas.             

É proibido:             

- Entrar nas dependências do acervo com pertences como malas, pacotes, embalagens; ​            

- Entrar nas dependências do acervo com qualquer tipo de alimento ou bebida, assim como descartar resíduo orgânico nos cestos coletores;             

- Introduzir qualquer planta viva nas dependências do acervo;             

- Fumar ou acender qualquer objeto que produza chama nas dependências do acervo;             

- Remover espécimes, equipamentos ou qualquer outro objeto das dependências do herbário.


 

 

INFORMAÇÕES PARA VISITAS CIENTÍFICAS        
 

RESTRIÇÕES
É proibido introduzir material herborizado nas dependências do acervo sem autorização da Curadoria e sem prévia descontaminação por choque térmico em biofreezer.       

Diante da necessidade de utilizar material herborizado próprio para identificação por comparação, o pesquisador deverá enviar o material à Curadoria do Herbário UEC com antecedência, para que o material seja submetido à descontaminação por choque térmico em biofreezer.
CONSULTA E MANUSEIO DO MATERIAL
É permitida a análise de toda a coleção. Caso o material de interesse esteja guardado em armários com avisos indicando “em processo de informatização”, pedimos ao usuário que não retire material dos armários e contate a Curadoria para que o material seja disponibilizado para sua consulta.       

O usuário deve ser cuidadoso ao consultar a coleção, mantendo a ordenação nos armários, segundo a ordem alfabética para famílias, gêneros e espécies.       

Todo material consultado deve ser deixado sobre as bancadas, respeitando a sinalização “materiais somente consultados” e “materiais com novas identificações”. Pedimos ao usuário que não devolva os materiais aos armários por conta própria, para garantirmos a organização do acervo e para atualizarmos as novas identificações na base de dados do Herbário.       

O manuseio do material herborizado deve ser feito com os cuidados necessários para evitar deterioração. O material de interesse deve sempre ser levado à bancada anteriormente à consulta. O material não deve ser consultado antes de ser apoiado sobre a bancada, pois isso pode danificar o material. A exsicata não deverá, em hipótese alguma, ser colocada com a face de montagem do material virada para baixo.       

Caso o usuário identifique no acervo qualquer amostra contaminada, solicitamos a retirada e entrega à Curadoria para os procedimentos cabíveis.
NOVA IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL
Novas identificações devem ser anotadas nas etiquetas de coleta das exsicatas, se ainda houver espaço adequado para isto, ou em etiquetas específicas cedidas pela Curadoria. Além da nova identificação taxonômica, devem ser incluídas a data da identificação e nome completo do identificador.       

As identificações devem ser escritas com caneta de tinta permanente, preferencialmente nanquim, preta. A Curadoria dispõe de canetas nanquim para empréstimo, caso necessário.       

O identificador pode afixar a nova etiqueta no material. Somente a margem direita da etiqueta de identificação deve ser colada, preferencialmente do lado direito da exsicata. Caso não seja possível colar a nova etiqueta no local recomendado, a etiqueta pode ser colada em outro lugar. Alternativamente, o usuário pode deixar a etiqueta com nova identificação disposta no interior das exsicatas, para ser colada posteriormente pela equipe do Herbário. Nesse caso, a nova etiqueta de identificação deve ser presa ao material, para não ser perdida durante o transporte.
UTILIZAÇÃO DOS ARMÁRIOS
Antes de movimentar os armários, o usuário deve verificar se as portas estão fechadas com as palhetas.       

A movimentação dos armários deve sempre ser feita pelas alavancas específicas e nunca devem ser deslocados mais de dois módulos de armários em um único movimento para que não ocorra sobrecarga do sistema de rolamento dos armários.       

Após a consulta, o usuário deve sempre fechar a porta do armário para manter o acervo o mais bem preservado possível.
SEPARAÇÃO PARA EMPRÉSTIMO E DOAÇÃO
Encorajamos o usuário a fotografar todo e qualquer material, inclusive tipos nomenclaturais, para minimizar o trâmite do material botânico com empréstimos.       

Materiais do acervo podem ser selecionados pelo pesquisador visitante para empréstimo. O usuário deve deixar o material para empréstimo sobre a bancada com identificação “materiais para empréstimo”.       

​Pedimos ao usuário que não remova duplicatas de dentro das exsicatas por conta própria. Caso haja interesse em receber a doação de duplicatas, o usuário deve deixar o material sobre a bancada com identificação “doação de duplicatas”.       

O envio dos materiais selecionados para empréstimos e doação apenas ocorrerá mediante a solicitação oficial da curadoria do herbário de origem do solicitante. Informações sobre solicitação e procedimentos associados a empréstimos de materiais estão disponíveis na página de empréstimos.

 


Quer saber quem já nos visitou? Acesse nossa lista de visitantes