07 a 09 de dezembro - IX Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia

O Instituto de Biologia recebe, de 07 a 09 de dezembro, o IX Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. O evento conta com profissionais de diversas áreas da saúde, docentes, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação e tem como objetivo difundir o conhecimento e promover discussão sobre aspectos relacionados às pesquisas em parasitologia. O tema da edição de 2018 é “Parasitologia: Uma visão Contemporânea”.
 


CERIMÔNIA DE ABERTURA

A Cerimônia de Abertura acontece hoje, 07 de dezembro, às 19h, no Centro de Convenções da Unicamp e conta com dois grandes nomes da Imunologia, Jose Roberto Mineo e João Santana da Silva.


Prof. Dr. José Roberto Mineo      
Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia
Coordenador da área Ciências Biológicas III da Capes

Graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1977), Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (1980) e Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade de São Paulo-Instituto de Ciências Biomédicas (1982). Visiting Professor of Medicine at Darmouth Medical School, NH, USA (1991-1994) e Professor Visitante do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2000-2001). Atualmente é professor titular de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia e coordenador da área Ciências Biológicas III da Capes, compreendendo as áreas do conhecimento Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Orientou 25 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, 24 trabalhos de conclusão de curso, 26 projetos de iniciação científica e supervisionou 6 projetos de pós-doutorado. Orienta atualmente 3 dissertações de mestrado, 3 teses de doutorado, 2 trabalhos de conclusão de curso, 3 projetos de iniciação científica e supervisiona 2 projetos de pós-doutorado. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular e molecular do Toxoplasma gondii; fatores de virulência associados aos genótipos de T. gondii e outros parasitos filogeneticamente relacionados; caracterização da resposta imune em modelos experimentais de infecções por microrganismos intracelulares; imunodiagnóstico da toxoplasmose aguda em gestantes e recém-nascidos, e da reativação desta infecção em pacientes imunodeprimidos; imunodiagnóstico de infecções congênitas em outras protozooses que acometem a espécie humana e animais domésticos.


João Santana da Silva
Professor Sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Especialista da Fiocruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado (1979) e doutorado (1983) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo e Pós doutorado nos Estados Unidos de 1989 a 1991. Professor Sênior da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, atualmente Especialista da Fiocruz, Pesquisador 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e do corpo editorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research, BioMed Research International e Frontiers in Microbiology. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, coordenador da Área de Ciências Biológicas III da CAPES coordenador do Programa de Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Presidente da Fundação Instituto Polo Avançado em Saúde e ganhador do Prêmio Capes-Elsevier em 2015. A atuação principal é na linha de pesquisa sobre Regulação da Resposta Imune.

Interessados podem fazer a inscrição on-line ou no local. Acesse!

Contato: sppcongresso@gmail.com