Curso de Extensão do IB - Inscrições Abertas!

Estão abertas as inscrições para dois Cursos de Extensão do Instituto de Biologia, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Daniel Martins de Souza.
 
BIO-0050 O PROTEOMA E A PROTEÔMICA: CONCEITOS, ESPECTROMETRIA DE MASSAS E DEMAIS TÉCNICAS QUÍMICO-ANALÍTICAS
Inscrições: 01 de julho a 01 de novembro de 2017
Oferecimento: 11 de novembro até 09 de dezembro de 2017
Ementa: A proteômica é a ciência que estuda o proteoma, que pode ser definido como o complemento proteico do genoma, num dado momento, numa dada condição. A proteômica surgiu na era pós-genômica como uma estratégia alternativa para compreender sistemas biológicos, utilizando-se de dados de genoma. A identificação em larga escala de proteínas e suas vias bioquímicas podem nos dar pistas sobre processos patogênicos e de adaptação fisiológica, bem como levar à identificação de biomarcadores proteicos, aplicáveis na clínica ou no agronegócio. Este curso será ministrado por grupo de pesquisa pioneiro da proteômica no Brasil, no qual os alunos terão um treinamento teórico em análises proteômicas em larga escala e também direcionada.
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação (em qualquer estágio) nas áreas biológicas e da saúde (biologia, medicina, enfermagem, etc) e tecnológicas (química, física, farmácia, etc). O ideal é que os alunos interessados neste curso já tenham algum conhecimento sobre estrutura e função de proteínas.
 
BIO-0099 PRINCÍPIOS MOLECULARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIAGNÓSTICOS.
Inscrições: 01 de junho a 27 de julho de 2017
Oferecimento: 05 de agosto a 16 de setembro de 2017
Ementa: A sociedade moderna tem pressionado as grandes corporações a prover soluções que possibilitem uma melhor qualidade de vida. Para isso, as corporações desenvolvem estratégias de negócios baseadas em dados científicos gerados na academia e nas empresas. O curso aborda o desenvolvimento de estratégias de medicina translacional utilizando técnicas laboratoriais de última geração. Essas técnicas possibilitam compreender as doenças em nível molecular, identificar biomarcadores para o prognóstico, diagnóstico, além de novos alvos moleculares que sirvam para o desenvolvimento de terapias inovadoras. Serão abordados, de maneira acessível, os mecanismos básicos de técnicas que podem ser utilizadas para no diagnóstico molecular como espectrometria de massas, PCR em tempo real e desenvolvimento de anticorpos monoclonais, microscopias de florescência, citometria de fluxo, entre outros. O emprego dessas técnicas será exemplificado no estudo de doenças de alta incidência na população, como câncer e doenças neurodegenerativas. Por fim, abordaremos a transferência de tecnologia da área experimental para o mercado, através do BMG (Business Model Generation - Canvas), ferramenta estratégica usada na criação de modelos de negócios.
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
Público-alvo: Profissionais da área de saúde e alunos de graduação e pós-graduação de áreas correlatas: biologia, farmácia, biomedicina, enfermagem, medicina, medicina Veterinária e odontologia.
 
Para maiores informações sobre esses e outros cursos de extensão da UNICAMP, acesse o site da EXTECAMP.